Há alguns dias, o Pe. Philip J. Pizzo, pároco da Igreja de St. Benedict Joseph Labre, na Diocese de Brooklyn, no estado de Nova Iorque (Estados Unidos), publicou em sua conta pessoal de Facebook um meme que incentivava o suicídio. Agora, mostrou-se arrependido por tê-lo divulgado.

O meme, publicado no dia 29 de janeiro, dizia “Mostra o teu ódio por Trump. Faça pela justiça social. #JumpAgainstTrump (PuleContraTrump)”. A imagem que acompanhava o texto mostrava um homem pulando de um edifício.

O sacerdote compartilhou este meme um dia depois que o presidente Donald Trump assinou a ordem executiva que determina impedir o programa de admissão de refugiados de alguns países aos Estados Unidos durante 120 dias e suspender indefinidamente o acesso dos refugiados sírios ao país.

Em declarações ao ‘New York Post’, alguns paroquianos indicaram que o Pe. Pizzo costuma publicar controversos memes políticos.

“Eu não promovo o suicídio. Ajudei as pessoas durante anos e isso (o meme) não promove o suicídio. Era algo engraçado”, explicou o sacerdote ao jornal.

Depois de ver o meme, alguns fiéis consideravam a possibilidade de ir para outra paróquia. Um deles é Charles Coburn, que participa da paróquia de St. Benedict Joseph Labre há 20 anos e uma vez procurou a ajuda do Pe. Pizzo quando pensou em se suicidar.

“O suicídio não é engraçado, nem simples. Isso incomoda alguém na minha situação. Eu conheço este homem, me batizou, e não quero voltar à sua igreja”, disse Coburn.

A Diocese de Brooklyn confirmou que o meme tinha sido compartilhado na conta pessoal de Facebook do Pe. Pizzo.

Em um comunicado, o porta-voz da Diocese de Brooklyn, Vito Formica, indicou que o Pe. Pizzo disse que publicou o meme como “uma sátira, arrependeu-se pela ofensa que causou e o excluiu”.

“O suicídio é, certamente, um tema sério e esta publicação não representa, de jeito nenhum, a posição da Igreja”, assinalou.

Ante a reação negativa de paroquianos, o Pe Pizzo excluiu o meme e publicou um comunicado pedindo desculpas.

“Eu nunca quis provocar essa reação e me arrependo de tê-lo publicado”, expressou.

“Sou sacerdote há 40 anos e o meu objetivo sempre foi levar Cristo às pessoas. Sou pró-vida e qualquer referência ao suicídio é contrária às minhas crenças, portanto, isso faz com que o meu post tenha sido totalmente inapropriado. Novamente, por favor, aceitem o meu pedido de desculpas”, concluiu.

Confira também: