O Papa Francisco condenou o atentado contra a mesquita de Quebec (Canadá), que causou a morte de seis pessoas e deixou vários feridos; foi o que expressou o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, através de uma mensagem enviada ao Núncio Apostólico no Canadá, Dom Luigi Banozzi.

Na mensagem, o Santo Padre se somou à dor das famílias das vítimas, pediu a Deus que os conforte e se uniu em oração pelos mortos. Além disso, o Pontífice pôde se reunir pessoalmente com o Arcebispo de Quebec, Cardeal Gérald Cyprien Lacroix, após a Missa na Casa Santa Marta e transmitir-lhe suas condolências.

“O atentado ocorrido em Quebec, contra uma sala de oração de um centro cultural islâmico, provocou inúmeras vítimas. Sua Santidade, o Papa Francisco, confia à misericórdia de Deus as pessoas que perderam a vida e se une na oração e na dor a seus entes queridos”, assinala o Cardeal Parolin em nome do Santo Padre.

Na mensagem, o Papa também transmite sua bênção “aos familiares, assim como a todas as pessoas que contribuíram nas tarefas de socorro, pedindo ao Senhor que os conforte e console nesta provação”. Da mesma maneira, o Pontífice condena firmemente, mais uma vez, “a violência que gera tanto sofrimento, implora a Deus o dom do respeito mútuo e da paz e pede o benefício das bênçãos divinas para as famílias das vítimas e para as pessoas afetadas por este drama, assim como para todos os quebequenses”.

O atentado terrorista aconteceu na noite de domingo, segundo indicaram as autoridades canadenses, quando ao menos duas pessoas, que já foram detidas, abriram fogo contra as dezenas de fiéis muçulmanos que rezavam no interior da mesquita naquele momento.

Por sua parte, o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso emitiu também um comunicado no qual assinala que recebeu com enorme tristeza e indignação a notícia do ataque contra muçulmanos enquanto rezavam na mesquita da cidade de Quebec.

“Com este gesto insensato, violaram a sacralidade da vida humana e o respeito devido a uma comunidade em oração no lugar de culto que os acolhia”, indica o comunicado. “O Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso condena firmemente este ato de inaudita violência e deseja fazer chegar sua plena solidariedade aos muçulmanos do Canadá, assegurando sua calorosa oração pelas vítimas e suas famílias”.

Confira também: