Um artista foi multado em 700 euros pelo tribunal da cidade alemã de Saarbrücken depois de publicar um vídeo no YouTube no qual aparece fazendo 27 flexões sobre o altar da Basílica de São João.

Alexander Karle, de 38 anos, que estudou arte em uma universidade de Saarbrücken, publicou o vídeo no YouTube intitulado: “Pressure to Perform” (Pressão para executar).

Assegurou que queria “estudar os vínculos entre a religião e a necessidade de se ajustar aos altos padrões atuais”, segundo relatórios de fontes de notícias russas e alemãs.

O vídeo chamou a atenção dos funcionários da Igreja pela primeira vez quando foi exibido em um centro de arte em fevereiro do ano passado. A paróquia apresentou denúncias contra Karle, acusando-o de profanar um lugar de culto.

O sacerdote local, Pe. Eugen Vogt, afirmou ao ‘Saarbrücker Zeitung’ que “a fé cristã espera ser tratada com respeito” e chamou o ato profano de “provocação e delito”.

A Procuradoria Geral infligiu inicialmente a Karle uma reparação de 1.500 euros devido à perturbação de atividades religiosas e entrada ilegal em uma propriedade fechada ao público.

O Procurador disse que utilizar o altar para algo distinto da sua intenção original não era uma “condição necessária para outorgar o direito à liberdade de expressão e à autoexpressão criativa do artista”.

Entretanto, Karle insistiu que o ato não era um ataque contra a Igreja, mas uma atuação artística, por isso o caso foi remetido a um tribunal local.

Além disso, declarou aos meios de comunicação que esperava que o seu ato causasse uma conversa sobre o “materialismo na Igreja” e “a grande pressão para cumprir com os padrões da Igreja”, entre outras coisas.

O julgamento foi no dia 17 de janeiro frente a um tribunal local de Saarbrücken, que multou Karle em 700 euros (aproximadamente 746 dólares).

Confira também: