No último dia 20 de janeiro durante uma coletiva de imprensa foi divulgada a data da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019 – cujo tema é “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” – e foi realizada a convocatória do concurso para a composição do hino e o desenho da logo oficial.

Esta convocatória foi realizada pela Arquidiocese do Panamá, através do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ, e o Dicastério para Leigos, Família e Vida da Santa Sé, e está dirigida exclusivamente aos panamenhos maiores de idade.

Nas bases publicadas no site da Arquidiocese do Panamá, assinalaram que a convocatória da logo é feita aos desenhistas, pintores, desenhistas gráficos profissionais ou amadores, e estudantes de universidades públicas ou particulares; e a do hino está dirigida a compositores, músicos, artistas profissionais ou amadores.

Tanto a logo como o hino devem estar inspirados no lema e nos objetivos da JMJ. Entre eles: Suscitar o encontro pessoal com Jesus Cristo, viver a experiência de ser e sentir-se Igreja, redescobrir a vocação batismal para ser membros ativos da Igreja, redescobrir o sacramento da reconciliação e a centralidade da Eucaristia, ser um forte impulso para a Pastoral Juvenil.

Os requisitos para a logo são: incluir o nome JMJ Panamá 2019, incorporar um elemento mariano, ter uma cruz ou uma referência clara desta.

Também deve refletir a identidade cristã do evento e do país sede, fazendo referência a algum elemento típico ou folclórico, ter um desenho que chame a atenção, simples, atrativo tanto colorido como em preto e branco, regulável a diversos formatos das distintas plataformas de comunicação (redes sociais, sites, palcos, etc.) e em artigos promocionais grandes e pequenos.

Em relação ao hino, este deve ser fácil de aprender e ser atrativo para os jovens, assim como o seu gênero musical deve ser popular, alegre e juvenil. A letra e a melodia devem ser originais. Esta última deve ser adaptada aos elementos da cultura panamenha e aos estilos internacionais.

Ambos os trabalhos devem ser entregues em um envelope dirigido a Víctor Chang, Secretário Executivo, Comitê Organizador Local – JMJ 2019, e devem acrescentar uma ficha que inclua o nome completo, RG, idade, e-mail e telefone celular.

O formato de entrega para o hino deve ser em MP3 em USB ou CD. Deve incluir uma resenha da obra em uma página 8 1/2 x 11, fonte arial, tamanho 12, espaçamento simples. A letra da canção também deve estar cifrada e impressa com as mesmas indicações para a resenha.

A proposta da logo deve ser enviada em formato JPEG ou PDF, em CD ou USB e também deve incluir uma resenha da mesma em uma página 8 1/2 x 11, fonte arial, tamanho 12, com espaçamento simples.

O prazo para a entrega dos desenhos da logo e das composições do hino é o dia 17 de fevereiro deste ano. Os ganhadores serão anunciados no dia 17 de março e estes serão contatados pelo telefone por um representante da COL da Arquidiocese.

Os ganhadores receberão um reconhecimento do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida da Santa Sé e deverão autorizar por escrito ceder todos os direitos comerciais da letra e da música do hino assim como da logo. Só manterá o seu direito autoral, pelo qual lhe será dado o crédito.

Os trabalhos devem ser entregues no escritório da COL 214, no segundo andar do Arcebispado do Panamá, localizado na Rua 1era. Sur Carrasquilla, Ciudad del Panamá. Para mais informações escreva para:  himno_jmj@arquidiocesisdepanama.org e concursologo_jmj@arquidiocesisdepanama.org.

Confira também: