O Papa Francisco refletiu sobre a mudança de mente e coração que ocorrem quando uma pessoa conhece Cristo, convidou a rejeitar a mundanidade e as “coisas efêmeras do mundo” e recordou que quando Deus perdoa sempre “esquece”.

Na sua homilia durante a Missa na Casa Santa Marta, o Pontífice afirmou: “A marca registrada desta aliança desta fidelidade, ser fiel a esta obra que o Senhor faz conosco em Jesus Cristo nos renova o coração e nos muda a mentalidade. Os profetas diziam: ‘O Senhor transformará o seu coração de pedra em coração de carne’. Mudar o coração, mudar a vida, não pecar mais ou não fazer o Senhor se lembrar do que já tinha se esquecido em relação aos nossos pecados de hoje e mudar de pertença: nunca pertencer à mundanidade, ao espírito do mundo, às coisas efêmeras do mundo, mas somente ao Senhor”.

O Santo Padre disse que desta vez a primeira leitura da liturgia do dia fala sobre a recriação de Deus em Jesus Cristo. “Esta nova aliança que tem suas características próprias”, sublinhou. “A lei do Senhor, não é um modo de agir externo”, mas “há uma mudança de mentalidade, há uma mudança de coração, uma mudança no sentir, no modo de agir e um modo diferente de ver as coisas”, explicou.

“Pensemos nos doutores da lei que perseguiam Jesus. Eles faziam tudo, tudo o que estava prescrito pela lei, tinham o direito em mãos, tudo, tudo, tudo. Mas sua mentalidade era uma mentalidade distante de Deus. Era uma mentalidade egoísta, centrada sobre si mesmos: o coração deles era um coração que condenava, sempre condenando. A nova aliança nos muda o coração e nos muda a mente. Há uma mudança de mentalidade”.

Em seguida, Francisco expressou que Deus não recorda mais dos nossos pecados depois que nos arrependemos. “Às vezes, eu gosto de pensar, brincando um pouco com Deus que ‘O Senhor não tem boa memória’”.

“Ele esquece porque perdoa. Diante de um coração arrependido, ele perdoa e esquece: ‘Eu esquecerei e não me lembrarei dos seus pecados’. Este também é um convite a não levar o Senhor a lembrar dos pecados, ou seja, não pecar mais. ‘O Senhor me perdoou, esqueceu, mas eu tenho uma dívida com o Senhor’... mudar de vida. A Nova Aliança me renova e me faz mudar de vida; não mudar apenas a mentalidade e o coração, mas a vida. Logo, viver sem pecado, distante do pecado. Eis a verdadeira recriação do Senhor”.

O Santo Padre recordou que para os cristãos “os outros deuses não existem”, “são bobeiras”. “A mudança de mentalidade, mudança de coração, mudança de vida e mudança de pertença”, acrescentou. Esta é “a recriação que o Senhor faz melhor do que a primeira criação”.

Confira também: