Dom Pedro Pablo Elizondo Cárdenas, Prelado de Cancun-Chetumal, no estado de Quintana Roo (México), exortou os fiéis a rezarem pela paz, após tiroteios em praias desta região que causou a morte de aproximadamente 9 pessoas.

Na madrugada do dia 16 de janeiro, um tiroteio acabou com a vida de 5 pessoas no bar Blue Parrot, na Praia del Carmen, localizada aproximadamente a 68 quilômetros de Cancun, no leste do México.

Em um comunicado de imprensa divulgado algumas horas depois, o governador de Quintana Roo, Carlos Joaquín González, confirmou o número de falecidos e assinalou que 15 pessoas ficaram feridas. González assinalou também que, de acordo com as investigações preliminares ocorreu um “conflito pessoal entre duas pessoas”.

No dia seguinte, um grupo atacou a sede da Procuradoria Geral do Estado de Quintana Roo, em Cancun, causando a morte de 4 pessoas: um policial do ministério e três delinquentes.

A imprensa local especula que os recentes ataques estão relacionados com lutas entre cartéis de narcotraficantes por controlar a região.

O Prelado do Cancun-Chetumal lamentou em um comunicado, publicado em 17 de janeiro na página do Facebook da prelatura, “os acontecimentos atuais de violência do nosso Estado”, os quais “deixaram uma marca evidente e deixaram a cidade de Cancun hoje no código vermelho”.

“Esta situação nos leva a fazer uma oração a Deus nosso Senhor”, assinalou.

Dom Elizondo Cárdenas fez um apelo “a todos os atores da sociedade (governo, empresas, sociedade civil, partidos políticos, igrejas e instituições acadêmicas, entre outros), a percorrer o caminho da paz, da justiça e da solidariedade, resolvendo de maneira inteligente e criativa os grandes desafios apresentados”.

“Frente a disposição do código vermelho, exortamos as autoridades civis a manter a paz e dar segurança à cidadania, protegendo a vida e assegurando a proteção da população e dos turistas”.

Em seguida, o Prelado pediu aos cidadãos que respeitem “as normas de segurança e permaneçam em seus lares. Obedeçamos à autoridade competente. E prestemos atenção aos comunicados da autoridade civil ante a situação”.

Finalmente, Dom Elizondo Cárdenas exortou todos os católicos “a oferecer em sua oração pessoal e familiar uma intenção especial pela paz. Especialmente durante o grande silêncio, depois da Comunhão, a rezar unidos por esta intenção a Oração pela Paz e pela Reconciliação no México”.

Confira também: