O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Aracaju (SE) e de Dom José Palmeira Lessa, por limite de idade, conforme o cânon 401§ 1 do Código de Direito Canônico. Com isso, o Pontífice nomeou como Arcebispo o então Coadjutor, Dom João José Costa, O.Carm.

Dom Lessa completa 75 anos neste dia 18 de janeiro. Foi ordenado bispo em 1982, tendo atuado como Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Bispo de Propriá (SE), Coadjutor e Arcebispo de Aracaju.

O novo Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa nasceu em 24 de junho de 1958, em Lagarto (SE). Em 2 de janeiro de 1986, fez sua profissão religiosa na Ordem do Carmo. Foi nomeado Bispo da Diocese de Iguatu (CE) em 7 de janeiro de 2009, tendo por lema “Servo por amor”.

Dom João José foi conselheiro da Província Carmelita, formador nas etapas de Postulantado e Filosofia na Província, trabalhou na Pastoral Carcerária, prestou assistência espiritual na Fazenda Esperança, em Lagarto (SE). Quando foi nomeado Bispo, era prior do Convento do Carmo de São Cristóvão (SE).

Atualmente o Prelado é também presidente da Cáritas Brasileira no período de 2016 a 2019.