Entre os dias 18 de janeiro e 25 deste mês, comemora-se no hemisfério norte a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que neste ano tem como tema: “Reconciliação: É o amor de Cristo que nos impele”, uma citação retirada da 2ª Carta de São Paulo aos Coríntios 5, 14-20.

O site do Vaticano recorda que as datas da celebração desta semana “oram propostas em 1908 por Paul Watson (sacerdote anglicano), porque cobriam os dias entre as festas de São Pedro e São Paulo, tendo portanto um valor simbólico”.

No hemisfério sul, onde o mês de janeiro é o período das férias de verão, explicam, “as Igrejas frequentemente escolhem outros dias para celebrar a Semana de Oração, como, por exemplo, por volta de Pentecostes (de acordo com o que foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem em 1926), que é também uma data simbólica para a unidade da Igreja”.

No marco dessas celebrações e como é habitual todos os anos, no dia 25 de janeiro, Festa da Conversão de São Paulo, o Papa Francisco presidirá uma celebração ecumênica às 17h30 na Basílica de São Paulo Extramuros.

Como se recorda, São Paulo – então conhecido como Saulo – foi derrubado do cabalo a caminho de Damasco pelo próprio Jesus, através de uma luz do céu que brilhou sobre ele e seus companheiros, cegando-o por um período de três dias. Durante esse tempo, Saulo permaneceu na casa de um judeu chamado Judas, sem comer nem beber.

O cristão Ananias, a pedido de Cristo, foi ao encontro de Saulo, que recuperou a vista e se converteu, recebendo o batismo e passando a pregar nas sinagogas sobre o Filho de Deus, com grande assombro de seus ouvintes. Assim, o antigo perseguidor se converteu em apóstolo e foi eleito por Deus como um de seus principais instrumentos para a conversão do mundo.

Confira também: