Durante a visita que o Papa Francisco realizou à paróquia de Santa Maria em Seteville, diocese de Roma, respondeu a perguntas feitas pelos jovens que participam da catequese. “O testemunho cristão se faz com a palavra, com o coração e com as mãos”, sublinhou.

“Escutei que aqui em Roma a Confirmação é o ‘sacramento da despedida’. Depois da Confirmação não nos vemos mais”. “Isto é verdade? ”, perguntou.

“A presença de vocês aqui hoje é uma graça do Senhor. Não tornem este sacramento o sacramento do ‘adeus’ até que se casem. Tantos anos sem uma comunidade… E vocês foram escolhidos pelo Senhor para fazer comunidade”.

O Papa convidou também a falar de Deus com alegria porque “quando escuto as pessoas falar do Senhor, fazem-no com certa tristeza. Ele disse alegria. Este é o segredo. Falar do Senhor com alegria e isto se chama testemunho cristão”.

“O testemunho cristão é falar do Senhor com alegria, mas também com a alegria da própria vida, ou seja, fazer com minha vida o que o Senhor diz”.

“Se eu digo que sou católico e vou à Missa todos os domingos, mas depois não falo com os meus pais, não me interesso pelos idosos, não ajudo os pobres, não vou ajudar os doentes… que testemunho de vida é este?”, disse aos jovens que o escutavam. 

Confira também: