O Papa Francisco nomeou o Arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Sérgio da Rocha, como membro da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL).

Dom Sérgio da Rocha foi criado cardeal pelo Papa Francisco no consistório de 19 de novembro de 2016. Naquela ocasião, o presidente da CNBB expressou que este era “um gesto de bondade e confiança” do Pontífice, “mas também um gesto de amor pela Igreja no Brasil”.

O Purpurado também havia declarado que acolhia a nova missão com “responsabilidade, porque o Papa está confiando um serviço esperando certamente que eu, o episcopado brasileiro, a Igreja no Brasil ofereça a sua contribuição para a Igreja presente aqui em Roma e no mundo inteiro”.

A Pontifícia Comissão para a América Latina é um organismo da Cúria Romana, criado em 1958. Tem como função primordial “assistir, com o conselho e os meios econômicos, as Igrejas particulares da América Latina, e dedicar-se, além disso, ao estudo das questões que se referem à vida e desenvolvimento dessas Igrejas, especialmente para dar ajuda tanto aos Dicastérios da Cúria interessados em razão da sua competência, quanto às Igrejas mesmas na solução de tais questões”.

Atualmente, é presidida pelo canadense Cardeal Marc Ouellet e tem como secretário o uruguaio Prof. Guzmán Carriquiry. Além de Dom Sérgio da Rocha, outros membros brasileiros da CAL são o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, e o Arcebispo emérito de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis.

Confira também: