Mais um massacre em presídios brasileiros deixou 26 mortos após rebelião na Penitenciária de Alcaçuz, em Natal (RN). Em nota emitida no domingo, 15 de janeiro, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, pediu que em todas as Missas daquele dia se rezasse por esta situação.

O motim na Penitenciária de Alcaçuz começou na tarde de sábado, 14 de janeiro, e terminou 14 horas depois, já na manhã de domingo. A maioria dos 26 detentos assassinados foi decapitada e dois foram carbonizados.

Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), presos do pavilhão 5 invadiram o pavilhão 4 e foram contidos pelos agentes penitenciários com bombas de efeito moral, impedindo que entrassem no pavilhão 1.

O secretário Wallber Virgolino assinalou que, “em termos de número de mortes, essa é a maior rebelião da história do Rio Grande do Norte”.

Ainda de acordo com ele, este motim não tem relação confirmada com os ocorridos no Amazonas e em Roraima, nas últimas semanas. Entretanto, ressaltou que as rebeliões dos estados do Norte do país “incentivaram o que aconteceu aqui”.

No Amazonas, 56 presos morreram Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e quatro na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), nos dias 1 e 2 de janeiro. Em Roraima, foram 33 mortos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), no dia 6 de janeiro.

Em um comunicado publicado logo após a rebelião em Natal, Dom Jaime Vieira manifestou acompanhar “com muito pesar e tristeza, os últimos acontecimentos ocorridos na Penitenciária Estadual de Alcaçuz”. “Nossa prece e atenção por esses momentos trágicos de violência e de morte”.

Para o Prelado, “sem dúvida, é necessária uma urgente reflexão sobre as condições dos nossos presídios”.

“Suplicamos ao bom Deus para que apazigue os ânimos daqueles nossos irmãos a fim de que renunciem à violência, e a sociedade e o Estado busquem o diálogo e encontrem caminhos para enfrentar a problemática que envolve o nosso sistema prisional”.

O Arcebispo pediu que em todas as Missas de domingo, durante a Oração da Assembleia fosse colocada “nas intenções a súplica implorando a compaixão do nosso Deus por aqueles que perderam a vida e por todos os que se encontram nos presídios que, como bem disse o Papa Francisco, devem ser lugares de humanização e de esperança de mudança”.

“Deve ser ideal de todos os brasileiros construir uma Pátria de cidadãos com oportunidades de vida digna, direitos e deveres para todos, e não uma Pátria de excluídos e marginais”, concluiu.

Na madrugada desta segunda-feira, uma nova rebelião aconteceu em Natal, desta vez no Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato. De acordo com o governo do estado, a situação foi controlada por volta das 5h30 e não houve fugas. Ainda não há informações sobre feridos.

Confira também: