Mahmoud Abbas, Presidente do Estado palestino, inaugurará a embaixada do seu governo ante a Santa Sé na sua visita oficial à Itália, durante a qual também será recebido em audiência pelo Papa Francisco, no próximo dia 14 de janeiro.

A notícia da abertura da embaixada foi divulgada pela agência palestina de notícias Maan. Esta representação diplomática é um novo desafio entre a comunidade internacional e o Estado de Israel, o qual nega o reconhecimento da Palestina como um Estado soberano.

Embora o Parlamento Europeu tenha reconhecido o Estado palestino em dezembro de 2014, somente a Suécia e a Santa Sé o reconheceram de maneira oficial.

O reconhecimento do Estado palestino pela Santa Sé aconteceu em junho de 2016, no Vaticano, por meio da assinatura de um acordo bilateral que aborda aspectos essenciais da vida e da atividade da Igreja na Palestina e que entrou em vigor no dia 2 de janeiro de 2016.

A ONU também reconheceu o Estado da Palestina, contra a vontade israelense, ao aceitar a Assembleia Geral das Nações Unidas Palestina como “Estado Observador” em novembro de 2012.

Entretanto, para seu reconhecimento internacional definitivo também é necessária a aprovação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, onde até agora os Estados Unidos tornaram efetiva a sua capacidade de veto a fim de evitar que a Palestina seja constituída em Estado soberano de forma oficial.

Confira também: