“Eu quis que vós estivésseis no centro da atenção, porque vos trago no coração”. Com esta afirmação, referida ao tema da próxima Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, o Papa Francisco faz uma premente exortação às novas gerações em vistas ao Sínodo que acontecerá em outubro de 2018.

Em uma carta escrita pelo Santo Padre aos jovens, por ocasião da apresentação do Documento Preparatório do Sínodo, incentiva-os a não ter medo de se colocar a caminho em direção àquilo que Deus lhes pede.

Na sua carta, o Pontífice faz referência às palavras que Deus dirigiu a Abraão: “Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar”. Francisco explica que essas palavras são dedicadas hoje aos jovens: “são palavras de um Pai que vos convida a ‘sair’ a fim de vos lançardes em direção de um futuro desconhecido, mas portador de realizações seguras, ao encontro do qual Ele mesmo vos acompanha”.

Neste sentido, o Papa convida os jovens “a ouvir a voz de Deus que ressoa nos vossos corações através do sopro do Espírito Santo”.

Explica que quando Deus diz a Abraão para sair, não lhe pedia “para fugir dos seus, nem do mundo. O seu foi um convite forte, uma provocação, a fim de que deixasse tudo e partisse para uma nova terra”.

Francisco exorta os jovens a que questionem: “Qual é para nós hoje esta nova terra, a não ser uma sociedade mais justa e fraterna, à qual vós aspirais profundamente e que desejais construir até às periferias do mundo?”.

“Mas hoje, infelizmente, o ‘Sai!’ adquire inclusive um significado diferente. O da prevaricação, da injustiça e da guerra. Muitos de vós, jovens, estão submetidos à chantagem da violência e são forçados a fugir da sua terra natal. O seu clamor sobe até Deus, como aquele de Israel, escravo da opressão do Faraó”, assinala.

Nesta carta, o Santo Padre recorda as palavras de Jesus quando respondia às pessoas que o perguntavam onde vivia: “Vinde e vede!”.

Diz o Papa: “Jesus dirige o seu olhar também a vós, convidando-vos a caminhar com Ele. Caríssimos jovens, encontrastes este olhar? Ouvistes esta voz? Sentistes este impulso a pôr-vos a caminho? Estou convicto de que, não obstante a confusão e o atordoamento deem a impressão de reinar no mundo, este apelo continua a ressoar no vosso espírito para o abrir à alegria completa”.

Entretanto, o Bispo de Roma recorda que é necessário “acompanhamento de guias especializados” para “empreender um itinerário de discernimento para descobrir o projeto de Deus na vossa vida”.

“Mesmo quando o vosso caminho estiver marcado pela precariedade e pela queda, Deus rico de misericórdia estende a sua mão para vos erguer”.

O Papa conclui sua carta incentivando os jovens a não ter medo “de ouvir o Espírito que vos sugere escolhas audazes”, porque “um mundo melhor constrói-se também graças a vós, ao vosso desejo de mudança e à vossa generosidade. “Não hesiteis quando a consciência vos pedir que arrisqueis para seguir o Mestre”.

Finalmente assegura que “também a Igreja deseja colocar-se à escuta da vossa voz, da vossa sensibilidade, da vossa fé; até das vossas dúvidas e das vossas críticas. Fazei ouvir o vosso grito, deixai-o ressoar nas comunidades e fazei-o chegar aos pastores”.

Confira também: