A Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) pediu às autoridades que esclareçam o desaparecimento do Pe. Joaquín Hernández Sifuentes, que foi denunciado no dia 7 de janeiro pela Diocese de Saltillo, à qual pertence o sacerdote.

Em um comunicado publicado no último dia 10 de janeiro, a CEM expressou que se une em oração e solidariedade à “diocese de Saltillo, ao seu Bispo Dom Raúl Vera López, ao presbitério, às comunidades religiosas e paroquiais, aos seus fiéis, assim como à família do sacerdote católico” que trabalha na igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Aurora, Coahuila.

Nesse sentido, os bispos exortaram as autoridades competentes a “esclarecer os acontecimentos que causaram o seu desaparecimento, pediram à sociedade civil e à comunidade eclesiástica para colaborar em sua busca e para que o Padre Joaquín Hernández Sifuentes regresse vivo à sua comunidade”.

Em seu comunicado no dia 7 de janeiro, a Diocese de Saltillo informou que o desaparecimento do sacerdote ocorreu na terça-feira, 3 de janeiro.

“Depois de celebrar as missas de Ano Novo – a última foi às 22h –, entraria de férias, entretanto, viajou na manhã do mesmo dia a Monclova e voltou às 15h, começou o seu período de férias na terça-feira; e estava previsto que no sábado, 7 de janeiro, voltaria ao seu trabalho pastoral”, indicou.

Entretanto, depois de tentar se comunicar e não ter resposta do Pe. Hernández, um dos seus amigos, o Frei Víctor Sifuentes Méndez, dirigiu-se até a casa paroquial na terça-feira e encontrou o quarto do sacerdote desorganizado.

No dia 5 de janeiro, o frade voltou para a casa paroquial e viu a mala de viagem do Pe. Hernández e seus óculos dentro do quarto desorganizado. Além disso, na terça-feira de manhã um vizinho viu dois rapazes “entrando no automóvel do sacerdote” e levando o veículo.

A diocese de Saltillo indicou que “estas informações nos levaram a supor que o sacerdote pudesse ter sido vítima de desaparecimento”, por isso, em 7 de janeiro foi realizada a denúncia ante a Procuradoria Geral do Estado.

Do mesmo modo, assinalou que a informação oficial da diocese sobre o Pe. Hernández será realizada através do seu Escritório de Comunicações.

Por sua parte, a CEM advertiu que “o crime e a violência destroem o mais sagrado que temos: a vida. Procuremos caminhos evangélicos para exortar a nossa esperança, procurando o diálogo e a reconciliação em todo momento, como plataforma de uma sociedade digna, justa e com um desenvolvimento humano e integral para todos”.

Finalmente, incentiva os mexicanos a se unir “em oração pela nossa Pátria, por todos os desaparecidos e peçamos a intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe, Rainha da Paz, para que Nosso Povo em seu Filho Jesus Cristo, tenha e encontre uma vida digna”.

Confira também: