No dia 1º de janeiro, por ocasião do Dia Mundial da Paz, o Patriarca Mar Ignatios Aphrem II, Primaz da Igreja Ortodoxa Síria, presidiu a uma oração ecumênica pela Síria na Catedral Sírio-Ortodoxa de Efrém, em Aleppo.

Nesta iniciativa de oração comum, além dos bispos e sacerdotes da Igreja sírio-ortodoxa, também participaram o Bispo maronita Dom Joseph Tobji, o Bispo caldeu Dom Antoine Audo, e Ibrahim Nseir, da Igreja Evangélica Árabe.

O Patriarca, os bispos e todos os presentes rezaram juntos pela paz na Síria e pelo fim da violência

Na oração, assinala a agência vaticana Fides, rezaram pelo retorno aos seus lares dos dois metropolitas de Aleppo desaparecidos em abril de 2013, o grego-ortodoxo Boulos Yazigi e o sírio-ortodoxo Mar Gregorios Yohanna Ibrahim.

Na Síria ainda continua a frágil trégua alcançada no dia 30 de dezembro com a mediação da Rússia e da Turquia, com apoio do Irã, na qual não interveio o Estado Islâmico.

Essa trégua se vê ameaçada por atos terroristas como o recente atentado em uma conhecida boate de Istambul, na Turquia, onde morreram 39 pessoas; e o assassinato, há algumas semanas, do embaixador da Rússia em Ancara, perpetrado também por terrorista islâmico.

A paz na Síria é uma das principais preocupações do Papa Francisco. A guerra no país tirou a vida de centenas de milhares de pessoas e deixou milhões de deslocados.

Em setembro de 2016, o Santo Padre recordou a comunidade cristã no Oriente Médio sofrida pelo conflito e temorosas pelo futuro”.

“Em meio a tanta escuridão, estas Igrejas mantêm acesa a luz da fé, da esperança e da caridade. Ajudando com coragem e sem discriminação aqueles que sofrem e trabalhando pela paz e a coexistência, os cristãos daquela região são hoje o sinal concreto da misericórdia de Deus. A eles, toda a minha admiração, reconhecimento e apoio de toda a Igreja”, expressou Francisco.

Confira também: