O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, assegurou a ‘The Associated Press’ (AP) que as frases compartilhadas nas redes sociais que declaram que o Papa Francisco busca fundir o catolicismo e o islamismo são “inventadas”.

De acordo com a agência, é necessário apenas uma busca na internet para encontrar inúmeras citações falsas que estão sendo compartilhadas por vários sites desde 2015 ou até mesmo antes.

Uma das frases atribuídas ao Santo Padre assinala: “Jesus Cristo, Maomé, Jeová, Alá. Todos estes nomes são utilizados para descrever uma entidade que é a mesma em todo o mundo. Durante séculos, foi derramado sangue desnecessariamente devido ao desejo de segregar as nossas crenças”.

Esta é outra frase falsamente atribuída ao Pontífice: “Podemos conseguir coisas milagrosas no mundo através da fusão das nossas crenças e o momento para isto é agora”.

Além destas frases, durante o ano 2016 circulou novamente uma série de boatos a respeito do Santo Padre.

Entre eles, o de que o Papa Francisco tinha afirmado que os animais vão para o Céu, assim como os seres humanos; outra crítica falsa na qual exortava a não ‘ser hipócritas nas redes sociais’ porque ‘Deus não usa Facebook’; e a ‘notícia’ falsa segundo a qual assegurava que a Virgem de Guadalupe é uma ‘fábula’, assim como o inferno.

Confira também: