A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou a nomeação do Cardeal Philippe Barbarin, Arcebispo de Lyon (França), como enviado especial do Papa Francisco ao Congresso Apostólico Mundial da Misericórdia que será realizado nas Filipinas, entre os dias 16 e 20 de janeiro.

O lema do evento que se realizará no país asiático é “Comunhão em misericórdia: missão para a misericórdia (Chamados pela misericórdia, enviados pela misericórdia)”.

Este evento começou a ser organizado em 2008 e coincidiu com o terceiro aniversário da morte de São João Paulo II. A primeira sede foi Roma, depois Cracóvia em 2011 e a terceira foi Bogotá em 2014.

Durante os cinco dias do congresso (WACOM na sigla em inglês), as atividades serão realizadas em diferentes lugares.

O primeiro e segundo dia serão na capital Manila, na Catedral e na Universidade de São Tomás; o terceiro em Batangas, o quarto em Bulacan e o último em Baatan. Calculam que estarão presentes no evento mais de 5 mil delegações locais e internacionais.

No dia 19 de janeiro está prevista a inauguração da estátua mais alta da Divina Misericórdia, em Bulacan.

A imagem de 30 metros começou a ser construída em janeiro de 2016, é uma iniciativa do Jubileu da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, encerrado no último dia 20 de novembro.

Confira também: