A Paróquia Santo André Apóstolo, localizada na praça principal do município de Quinchía em Risaralda, Colômbia, foi destruída por um incêndio

Segundo assinalam vários meios de comunicação locais, o incêndio aconteceu na sexta-feira, 16 de dezembro, à noite e se estendeu até a madrugada de sábado, 17.

A ‘Caracol Radio’ informou que foram necessários 5 carros de bombeiros para controlar o fogo em um lapso de aproximadamente três horas.

Uma pessoa precisou ser transferida para um hospital por complicações respiratórias devido à inalação de fumaça, mas agira se encontra fora de perigo. Segundo a emissora, não houve vítimas.

De acordo com ‘RCN’, Diana Carolina Ramírez Laverde, coordenadora departamental para a Festão de Risco de Desastres, explicou que para conter as chamar, contaram com apoio de “cerca de 40 resgatistas dos organismos de socorro de Mistrató, Belén de Umbría, Guática, os quais foram com 5 carros para combater o incêndio e dois caminhões, além disso, agradecemos à colaboração dos municípios caldenses de Anserma e Riosucio”.

As perdas materiais são calculadas em cerca de 70 milhões de pesos (aproximadamente 23 dólares). ‘RCN’ também informou que após o incêndio, o pároco teve que celebrar a Missa ao ar livre na praça onde está localizada a igreja.

De acordo com o site ‘La Patria’, Jorge Alberto Uribe, prefeito de Quinchía, comentou que agora “é preciso avaliar se a estrutura pode ser mantida ou se deve ser demolida. A comunidade deu sua contribuição, as pessoas seguraram as mangueiras” para ajudar a combater o fogo.

A causa do incêndio ainda é investigada.

Confira também: