A Basílica de Santa Rita de Cássia (Itália), onde o corpo incorrupto da santa é venerado, reabriu suas portas ao culto. O templo foi gravemente danificado depois do terremoto de 30 de outubro que assolou diversas regiões do centro da Itália.

A reabertura se deu após minuciosas obras de consolidação das paredes e abóbadas que não caíram como consequência do sismo. O culto foi restabelecido com uma Missa celebrada pelo Arcebispo de Spoleto-Norcia, Dom Renato Boccardo.

Em declarações à Rádio Vaticano, o Padre Bernardino Piciaroli, reitor da Basílica de Santa Rita de Cássia (Cascia, em italiano), explicou que, após o terremoto, a Basílica e o mosteiro foram fechados por precaução, devido aos muitos danos sofridos.

Neste sentido, mostrou-se grato por poder “retomar um mínimo de atividade” no templo.

“Abrimos com espírito de gratidão ao Senhor, porque nos salvou de uma situação muito grave”. Recordou que “no dia do terremoto de 30 de outubro não foram registrados mortos em Cássia nem nos arredores”. E destacou que “de forma especial nos foi concedida a graça de poder reabrir nossa Basílica”.

O sacerdote destacou que “a reabertura da igreja, dar a possibilidade de voltar a rezar à Santa Rita, é também regressar ao consolo que vem da graça, que vem do Senhor, que vem do Espírito..., é um sinal muito importante”.

O terremoto, de 6,5 graus, deixou muitos destroços em várias localidades das regiões de Úmbria e Marche e também foi sentido em Roma. Na capital italiana, foi necessário fechar provisoriamente algumas igrejas, como a Basílica Pontifícia de São Paulo Extramuros.

A localidade mais afetada foi a de Núrsia (Norcia), onde a Basílica de São Bento e a Catedral de Santa Maria Argentea, ambos templos de grande valor religioso, histórico e artístico, sofreram danos irreparáveis.

Confira também: