Cerca 80 prefeitos das principais cidades da Europa se reunirão no Vaticano nos dias 9 e 10 de dezembro para participar de um encontro sobre refugiados e sua situação dramática. O evento será organizado pela Pontifícia Academia das Ciências e seu objetivo, conforme explicam em um comunicado, é “atrair a atenção internacional sobre a ameaça à estabilidade mundial representada pelo crescente número de refugiados no planeta, um número que no momento supera 125 milhões”.

Entre as cidades representadas através de seus prefeitos estarão Madri, Barcelona ou Valência, da Espanha. Outros prefeitos que participarão serão os de Roma (Itália), Lisboa (Portugal), Varsóvia (Polônia), Dublin (Irlanda) ou Bruxelas (Bélgica).

Os organizadores do evento explicam que os refugiados fogem de seus países “devido à guerra, à fome e aos terríveis desastres naturais”.

Além disso, querem que os prefeitos europeus possam contar com “competências para acolher e regularizar todos os migrantes e os refugiados”.

Esta não é a primeira vez que prefeitos de importantes cidades se reúnem no Vaticano. Em julho de 2015, muitos deles participaram do Congresso internacional “Escravidão moderna e mudança climática: o compromisso das cidades”.

Confira também: