O Pe. Krzysztof Kauf é um sacerdote que transformou seu automóvel em um “veículo de urgência espiritual” para ir às casas dos habitantes de um pequeno povoado no sul da Polônia que o chamam com frequência para pedir ajuda.

O Pe. Kauf comentou a TVN24 que tinha pensado neste projeto há algum tempo, mas se animou a torná-lo realidade no ano passado.

O presbítero indicou que sai com o seu carro para atender as “urgências espirituais” porque “as pessoas necessitam, porque as palavras não podem expressar tudo tão bem quanto a presença de um sacerdote, especialmente nas situações difíceis, quando você está com eles e precisam do seu apoio”.

“As pessoas precisam da presença de um sacerdote e que este não fique fechado na sua igreja, mas que os acompanhe no dia a dia, que às vezes é difícil e duro”, expressou o Pe. Kauf à agência Reuters.

Seu automóvel é um pequeno Fiat 126 preto, no qual colocou um barrete negro com cruzes brancas no teto e com ele percorre as ruas de Boleslawow, um povoado com centenas de habitantes localizado em uma região montanhosa.

O sacerdote explicou ao polonês TVN24 que o seu pequeno veículo lhe permite chegar a todos os lugares.

Na janela de trás do carro, ele colocou o número do seu telefone. As pessoas o telefonam a qualquer hora do dia e a maioria lhe pede ajuda para resolver problemas familiares ou que precisam de consolo devido a perda um ente querido.

“No caso de uma tragédia não há muito o que dizer, mas é necessário estar com a pessoa”, manifestou. O sacerdote também é procurado por turistas que “vêm com toda a família. Querem conversar e conhecer”.

No futuro, o presbítero espera desenvolver uma iniciativa que facilite para que pessoas recebam uma ajuda espiritual a longo prazo.

Confira também: