O fato de que uma jovem com síndrome de down tenha sua própria linha de roupa – Lady Isabel Design – e faça um desfile com seus modelos no hotel NH Eurobuilding de Madri (Espanha), está relacionado sem dúvida ao seu talento especial para o desenho, mas também ao esforço e perseverança de uma mãe que não considerou que a deficiência da sua filha fosse algo negativo, mas uma oportunidade para converter essa potencial debilidade em uma autêntica fortaleza. 

“Convertemos uma dificuldade em uma oportunidade. Nós gostaríamos que o exemplo se estendesse e se tornassem visíveis as capacidades e talentos que estas pessoas com deficiência têm, porque muitas vezes pensa que como tem uma deficiência é impossível e o máximo que posso desejar é pouco. Isso é o que deve evitar”, explica ao Grupo ACI Aurora Salgado, mãe da estilista Lady Isabel.

Como se sabe, a Espanha está entre os países com menor índice de nascimentos de pessoas com trissomia 21, e tem uma média de 1 a cada 700 nascimentos vivos. De fato, segundo relatórios recentes, depois do exame de amniocentese, caso for detectado que o feto tem Síndrome de Down, 90% dos pais na Espanha decidem abortar, pois é um dos casos nos quais a lei espanhola o ampara.

Entretanto, o caminho de Isabel para o mundo do desenho não foi simples, passaram-se muitos anos até que finalmente sua mãe percebeu que ela tinha talento para isso.

“Isabel sempre foi muito criativa e queria desenhar, tanto quanto tocar violão, cantar ou dançar. Como a princípio não dei muita importância ao seu talento para o desenho, ela levou todos seus modelos para uma professora, a fim de que os visse e foi quem me alertou de que realmente eram desenhos muito bonitos e tinha talento”, explica Aurora.

Conforme explica esta jovem, estilista chefe da sua marca Lady Isabel Design, seu segredo está em “abrir a mente” e assim deixa fluir a criatividade e os desenhos que elabora com cores especialmente vivas.

E com paciência e perseverança conseguiram que o modista Antonio Ramos se envolvesse para começar a tornar realidade os desenhos que ela fazia no papel. “A princípio, assumi como um hobby nos fins de semana – conta Ramos ao Grupo ACI. Entregaram-me os desenhos e ia fazendo até quando se tornou um projeto no qual me envolvi por inteiro”.

No último dia 29 de novembro foi o ápice de todo esse esforço: aproximadamente 40 desenhos de Lady Isabel Design com a ajuda de Antonio Ramos desfilaram em uma passarela única no espetacular hotel NH Eurobuilding em Madri (Espanha).

Uma coleção que, segundo Ramos, está “cheia de cor, de felicidade, de entusiasmo, de alegria”. Ele indica que seu objetivo com este desfile é “que Isabel e a sua marca Lady Isabel Design triunfe, porque tem talento e porque pode fazê-lo”.

Um momento que Isabel viveu com enorme emoção. “Estou nervosa e emocionada, mas quero conseguir vestir todas as mulheres da Espanha e do mundo”.

Uma história de superação que Aurora – mãe da Isabel – explica que começaram no momento em que souberam que nasceria com síndrome de Down: “Quando Isabel nasceu me propus que a síndrome de Down não fosse um limite, mas sim a descobrir o que podíamos fazer e até onde chegar nesta situação. Procuramos os melhores tratamentos e estimulação precoce, a fim de que Isabel pudesse chegar o mais longe possível. Nunca vimos a Síndrome de Down como um problema em casa”.

E envia uma mensagem a todas as famílias que se sentem desorientados ante a chegada de um filho com deficiência: “Não tenham preconceitos, não se limitem. Seu filho tem algumas capacidades concretas, assim como cada um de nós somos diferentes”. E Isabel aponta: “Eu tenho síndrome de Down, mas por dentro todos somos iguais”.

Confira também:

Mais em