Uma religiosa de 82 anos da congregação das Irmãs Clarissas Franciscanas faleceu em um incêndio que atingiu o Convento São Francisco, em Belo Horizonte (MG) na madrugada desta quarta-feira. O fogo teve início por volta das 5h no prédio onde moram 50 freiras.

O convento possui dois anexos, um onde ficam os quartos e outro que compreende uma área hospitalar. De acordo com os bombeiros, o fogo começou no anexo dos dormitórios e logo tomaram esta área.

Uma equipe dos bombeiros ficou responsável por confinar o incêndio e verificar se havia vítimas, enquanto outra evacuava o anexo hospitalar.

Segundo a corporação, algumas religiosas ficaram intoxicadas com a fumaça e foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Três delas precisaram ser encaminhadas a um hospital.

“Infelizmente, localizamos uma vítima no anexo dos dormitórios. A informação que temos é de que é a senhora Valéria Carvalho, irmã de aproximadamente 80 anos”, informou ao site ‘Estado de Minas’ a aspirante Ingrid Annie Madureira Figueiredo, que coordenou a ação dos bombeiros com o tenente Túlio.

Em nota, a Arquidiocese de Belo Horizonte disse que “se solidariza com a congregação das Irmãs Clarissas Franciscanas e com toda a comunidade, pelo incêndio ocorrido na madrugada dessa quarta-feira, dia 23 de novembro, no Convento São Francisco”.

“Durante o incêndio, a Irmã Valéria Carvalho, de 82 anos, que estava auxiliando as outras religiosas, infelizmente faleceu”, acrescenta o comunicado.

Além disso, afirma que “desde a madrugada, religiosos da Ordem dos Frades Menores e de toda a Província Franciscana da Arquidiocese de Belo Horizonte estão no convento junto com as irmãs ajudando-as”. 

A causa do incêndio ainda é desconhecida e será investigada, segundo o Corpo de Bombeiros.

Confira também: