O vice prior dos monges beneditinos de Núrsia, Pe. Benedetto, expressou sua dor pela devastação causada pelo terremoto ocorrido no dia 30 de outubro, no centro da Itália, que além de milhares de pessoas feridas, causou o desmoronamento de todas as igrejas desta localidade; entretanto, lançaram uma campanha pela internet para iniciar a reconstrução da vida monástica em Núrsia.

“Como posso descrever a cena que assistimos ontem em Núrsia?”, expressou na segunda-feira. “Foi como ver as fotografias das igrejas bombardeadas durante a segunda Guerra Mundial. Lembram-me todos os mosteiros em ruínas que vemos ao atravessar o campo inglês. Uma imagem de devastação. Todas as igrejas de Núrsia desmoronaram. Todas. Os tetos ficaram destruídos; nenhuma igreja permaneceu de pé”, relatou.

O terremoto de 6,5 graus afetou especialmente as regiões de Marcas e Úmbria, onde está localizada a cidade de Núrsia. Até o momento há 15.000 pessoas refugiadas, segundo o Serviço Nacional de Defesa Civil.

Além da Basílica de São Bento, desabaram também a Catedral da Santa Maria Argentea, a igreja de Nossa Senhora das Dores, a igreja da Misericórdia, a igreja de São Francisco, entre outras.

“O estupor, ou milagre, é que não houve vítimas. Todo o temor e a ansiedade provocados pelo primeiro tremor agora parecem uma parte providencial do misterioso plano divino para evacuar os habitantes da cidade. Durante dois meses nos preparamos para a destruição total da igreja do nosso padroeiro, de modo que quando aconteceu, ficamos assustados, mas estávamos seguros na parte alta da cidade”, expressou.

O Pe. Benedetto recordou que não sabe se tudo acabou. “Há mistérios que demoraram anos (não dias ou meses) para ser compreendidos. Nós observamos e rezamos, todos juntos na montanha, por Núrsia e pelo mundo”.

Assegurou que os monges beneditinos continuarão visitando a cidade para ajudar os doentes e refugiados. “Como sempre, agradecemos as suas orações”, concluiu o Pe. Benedetto.

Do mesmo modo, os monges, que são muito queridos pela população, lançaram uma campanha com o nome “Raízes profundas” para iniciar a reconstrução da vida monástica na terra natal de São Bento. Para colaborar com a campanha, acesse: http://en.nursia.org/donations/

Confira também: