Em novembro deste ano começarão a construir a única obra do arquiteto catalão Antonio Gaudí fora da Espanha. Trata-se da capela de Nossa Senhora dos Anjos, na cidade de Rancagua (Chile), cujos projetos o artista deu de presente como “prova da confraternidade espiritual entre a América e a Espanha”.

A história começou em 1922, quando o franciscano Angélico Aranda, sacerdote e pintor chileno, pediu a Gaudí uma “Porciúncula para Rancagua”, ou seja, um lugar de expiação dos pecados e de purificação, que fosse dedicada, como a original em Assis, a Santa Maria dos Anjos.

Sendo assim, no 15 de agosto daquele ano escreveu uma carta ao conhecido arquiteto, que estava dedicado completamente à construção da Sagrada Família em Barcelona (Espanha), através da qual lhe pedia alguns projetos “como só você sabe fazer” e prometeu pagá-lo com orações.

 

A resposta de Gaudí chegou em 12 de outubro, festa da Virgem do Pilar, padroeira da Espanha. Através de um intérprete de iniciais S.S.Q.B.S.M., Gaudí informou que vivia “absolutamente consagrado a sua obra da Sagrada Família e há anos não aceita nenhum trabalho que o afaste de tal obra”.

Entretanto, as proporções da capela que o Pe. Aranda pediu “correspondiam a um oratório que estava estudando como elemento do Templo da Sagrada Família para dedicá-lo também a Nossa Senhora dos Anjos. As medidas era iguais”.

“Não se tratava de projetar uma obra nova e independente do templo. Podia, portanto, adiantar para a América o que um algum dia se tornará realidade na magna obra do templo da Sagrada Família”.

Deste modo, Gaudí ofereceu ao Pe. Aranda “para o santuário de Rancagua seus trabalhos destinados ao Templo da Sagrada Família. (...) Seria uma prova de confraternidade espiritual entre a América e a Espanha”.

O arquiteto catalão enviou anexo à carta “um esboço do lugar que deve ocupar o oratório no templo da Sagrada Família em construção e sua correspondência no projeto geral”.

“A prolongação dos braços, do T que forma a obra é feita pelas escadas, que para vocês ficariam suprimidas, formando um quadrado perfeito, do qual emergiriam a parte circular e a cúpula”, detalhou.

“O círculo médio corresponderia ao coro e os ângulos às sacristias. No Templo da Sagrada Família, o oratório tem sua continuidade ou complemento na galeria que está em volta da construção; na construção que vocês projetam, sendo uma obra isolada, este complemento seria feito pelo perímetro pontilhado, onde há o aditamento correspondente às escadas”, explicou.

Passaram-se muitos anos até que finalmente a obra de Gaudí para Rancagua tivesse uma data de construção, novembro de 2016, a cargo da Corporação Gaudí de Triana Chile. Espera-se que seja concluída no primeiro semestre de 2018.

“Depois de 21 anos de gestão, um longo caminho, estamos contentes. Construir uma capela de Gaudí aqui é uma honra”, disse o arquiteto chileno, coordenador da Construção do Centro Cultural e Espiritual Gaudí em Rancagua, Christian Matzner.

“Não sabemos se quando Gaudí presenteou a obra era consciente de que nos dias 1º e 2 de outubro de 1814 ocorreu a Batalha de Rancagua pela independência do Chile da coroa espanhola. Suas palavras fazem um aceno para a história e está dizendo precisamente que, nessa cidade que dividiu americanos e espanhóis, isto podia marcar um eixo da fraternidade”, sustentou.

“Para Gaudí, toda interpretação da natureza era um sentido de Deus”, disse Matzner ao Grupo ACI.

A capela de Rancagua está “inspirada nas formas naturais e este manto é como um manto suportado por uma coroa imperial que a mantem em cima. A natureza da queda faz com que se formem curvas muito bonitas e orgânicas, e esse é o manto protetor que no fundo é a cúpula da Virgem”, explicou.

A capela de Nossa Senhora dos Anjos, do projeto Centro Cultural e Espiritual Gaudí financiado pelo Estado chileno, será a única obra de Gaudí fora da Espanha, depois dos projetos não realizados do Hotel Atração de Nova Iorque e as Missões Católicas Franciscanas de Tanger.

Antonio Gaudí i Conet nasceu em Réus, Catalunha, em 25 de junho de 1852. Foi o criador de uma nova arquitetura baseada nas linhas curvas. Experimentou novas estruturas e formas de uma maneira continuada.

Mais em

O templo expiatório da Sagrada Família, ainda em construção, foi sua obra principal. Para construi-lo renunciou o seu salário de 200 pesetas e os seus honorários como arquiteto; e inclusive chegou a pedir esmola pessoalmente.

Gaudí, conhecido como o “arquiteto de Deus”, morreu no dia 10 de junho de 1926, em Barcelona (Espanha). Atualmente, está em processo de beatificação e caso seja canonizado, seria o primeiro arquiteto consagrado e famoso da história elevado aos altares.

Mais informações acerca do projeto de Gaudí no Chile, acesse: www.gaudichile.cl

Confira também: