Os Bispos da Colômbia ratificaram seu compromisso com a construção de uma autêntica paz e com a missão de reconciliação no país e exortaram o governo e a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) a manter “indefinidamente o cessar de hostilidades”.

Em um comunicado da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) publicado em 14 de outubro, ao concluir uma reunião extraordinária de dois dias para refletir sobre a paz no país, os bispos assinalaram que “interpretando o sentir do povo colombiano, pedimos ao Governo e às FARC-EP que mantenham indefinidamente o cessar de hostilidades”.

“Os bispos católicos da Colômbia, com nossas comunidades eclesiásticas, reafirmamos o compromisso com a missão de reconciliação e com a construção de uma autêntica paz. A Igreja Católica, à margem de qualquer vinculação partidária, continua firme a fim de que todos trabalhemos desinteressadamente pelo bem comum”, indicaram.

Os prelados destacaram que procuram “transmitir uma voz de ânimo e de esperança ao povo colombiano”.

“A Igreja Católica nunca deixou e nunca deixará de anunciar a paz e de trabalhar por ela; esta é um direito, um dever e uma necessidade de todos”, asseguraram os bispos e sublinharam que “compartilhamos com os colombianos o desejo de que logo se chegue a um acordo definitivo”.

“Sonhamos que acabem todos os enfrentamentos armados que banharam de sangue a nossa terra, assim como os outros fatores que geraram e continuam gerando injustiça e violência”, indicaram.

Os bispos destacaram a “urgência” de “ter um projeto nacional, consequência da participação de todos”.

“Solicitamos ao Presidente da República e às instituições responsáveis pelo país que acolham as contribuições que estão surgindo de diversos membros da sociedade, para configurar este projeto, que dê unidade nacional e responda aos múltiplos problemas que temos”, assinalaram.

Para isto, acrescentaram, “é imprescindível centrar-se prioritariamente nestas situações que preocupam profundamente a nação: a unidade dos colombianos, a defesa da vida e da família, a educação, a participação política, a firmeza da democracia e das instituições, as vítimas da violência, o narcotráfico, a corrupção, a crise na área de saúde, a crise da justiça, a inequidade social e a ideologia de gênero”.

“É impossível configurar um projeto comum para o país sem determinar e enfrentar as causas dos males que hoje nos afligem”, advertiram.

Além disso, os Bispos encorajaram a “seguir em frente, percorrendo juntos os caminhos da reconciliação e da paz” e destacaram que o momento atual na Colômbia é de “responsabilidade e de esperança”.

“Escutemos novamente as palavras de Jesus no Evangelho: ‘Bem-aventurados os que promovem a paz’. Para este propósito, confiamos na intercessão da Santíssima Virgem Maria, que sempre acompanhou o caminho da Colômbia”, concluíram.

Confira também: