Continuando com suas iniciativas das Sextas-feiras de Misericórdia, celebradas por ocasião deste Ano Jubilar, o Papa Francisco visitou a Vila Infantil SOS situada no bairro romano de Boccea. Ele conversou com os meninos e meninas residentes no centro de acolhida, onde vivem órfãos e menores de idade com dificuldades pessoais, familiares ou sociais.

Acompanhadas pela equipe do centro, as crianças levaram o Papa para percorrer a área verde à disposição da Vila, que possui também um campo de futebol e um pequeno parque infantil. Em seguida, mostraram ao Pontífice os seus quartos e seus brinquedos. O Santo Padre pôde conversar e lanchar com eles.

A Vila SOS nasceu na Áustria em 1949. Seu fundador, Herman Gmeiner, um jovem estudante de medicina, que se sentiu profundamente entristecido pelas centenas de crianças que ficaram sem seus pais por causa da II Guerra Mundial.

Decidiu, então, abrir na Áustria a primeira Vila SOS, desenvolvendo um modelo educacional próximo ao calor humano de uma família verdadeira, em contraposição ao modelo do orfanato difundido naquele tempo.

A Vila SOS de Boccea é formada por cinco casas. Em cada uma delas moram no máximo seis meninos e meninas de até 12 anos, junto com uma responsável, uma “Mãe SOS”. O local foi estruturado a fim de ajudar as crianças durante o seu crescimento, acompanhando-as como acontece em uma família através das várias etapas de crescimento e integração na sociedade.

As crianças, de fato, são levadas à escola, frequentam a paróquia e fazem esporte. Os profissionais residentes, não residentes ou voluntários que trabalham no centro acompanham as crianças por um período de vários anos, contribuindo na criação de relações humanas estáveis, que as ajudam a alcançar uma autonomia adequada.

Além disso, na Vila estão presentes também os adolescentes que escolheram ficar perto da estrutura para continuar tendo um apoio e um ponto de referência, além de darem uma ajuda nas atividades diárias.

Depois de visitar as crianças, o Papa Francisco visitou também o Cardeal Andrea Cordero Lanza di Montezemolo que está internado na clínica Vila Betânia.

O Papa Francisco realiza desde janeiro de 2016 as ‘Sextas-feiras da Misericórdia’. Durante este tempo, visitou uma casa de repouso para idosos e doentes em estado vegetativo, uma comunidade de dependentes químicos em Castel Gandolfo e um centro de acolhida para refugiados chamado Cara, em Castelnuovo di Porto.

Do mesmo modo, visitou os refugiados na ilha grega de Lesbos, a comunidade ‘Il Chicco’, localizado no subúrbio de Roma (Itália), um lar que atende pessoas com deficiência mental. Recentemente, visitou duas comunidades de sacerdotes jovens e a outra de sacerdotes idosos.

Especialmente emotivo foi a “Sexta-feira da Misericórdia do dia 29 de julho, durante sua viagem à Polônia, para a celebração da Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia. Naquela ocasião, fez uma oração silenciosa no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau e depois visitou as crianças doentes do hospital pediátrico de Cracóvia.

Confira também:

 

Mais em