O Papa Francisco, através do Pontifício Conselho Cor Unum, enviou uma contribuição de 100 mil dólares ao povo haitiano atingido duramente nas últimas semanas pelo furacão Matthew.

Em um comunicado, a Santa Sé explicou que “esta ajuda, que será repartida em colaboração com a nunciatura apostólica através da Igreja local nas dioceses que foram mais atingidas pela calamidade, será dedicada a sustentar as obras de assistência às vítimas das inundações, e é uma ajuda que expressa em concreto os sentimentos de ‘espiritual proximidade’ e o ‘paterno encorajamento do Sumo Pontífice”.

Esta contribuição se insere na rede de ajudas que de imediato foram constituídas em toda a Igreja Católica e que envolve diversas conferências episcopais e organismos de caridade.

A Caritas Haiti, junto com a Caritas Internacional, fez uma campanha de emergência para ajudar 2.700 famílias (13.500 pessoas) para a aquisição e a distribuição de 2.700 kits de alimentação, assim como 2.700 kits de higiene e a ativação de programas para aconselhar e sensibilizar a população sobre a prevenção de doenças infecciosas.

O furacão denominado Matthew deixou 900 mortos no Haiti. A maioria das vítimas mortais foram registradas em Les Cayes, Dame Marie e Jeremie, na região do Sul. O acesso à região de Grand Anse (sudoeste) também foi gravemente atingido.

Confira também: