A Arquidiocese do Rio de Janeiro, em unidade com a Associação São Francisco de Assis na Providência de Deus, lançou a campanha SOS Haiti: “Misericórdia é que eu quero!”, a fim de enviar recursos financeiros e alimentos ao país que foi devastado pelo furacão Matthew nos últimos dias.

“Diante da tragédia da passagem do furacão pelo Haiti mais uma vez o país, que já vive uma situação precaríssima, ficou atingido e em uma condição pior. A Igreja no Rio de Janeiro por estar presente num trabalho conjunto com a Associação São Francisco de Assis lança um processo de campanha de ajuda a essa realidade do Haiti”, explicou ao site da ArqRio o vigário episcopal para a Caridade Social da Arquidiocese, Cônego Manuel Manangão.  

A Associação São Francisco de Assis na Providência de Deus já realiza uma missão na cidade de Porto Príncipe, capital haitiana.

Segundo Cônego Manangão, agora, “o que nós pedimos são gêneros alimentícios de primeira necessidade, pois são para suprir as questões de maior urgência, e recursos econômicos que possam ajudar a reconstruir a vida das pessoas”.

O furacão denominado Matthew deixou 900 mortos no Haiti e as autoridades acreditam que a cifra seguirá aumentando. De acordo com o oficial de comunicação da força de paz da ONU no país, coronel Alexandre Lima, o olho do furacão tocou o solo na cidade de Les Anglas, na região sul.

A maior destruição foi na região circular entre Les Anglas e Les Cayes, localidade onde há muitas vilas com casas frágeis e os habitantes vivem de pesca e pequenas plantações.

“Provavelmente vamos ter problema de falta de comida”, avalia o oficial de comunicação.

Esta não é a primeira iniciativa da Arquidiocese do Rio de Janeiro em prol do Haiti. Em 2014, para comemorar um ano da Jornada Mundial da Juventude na Cidade Maravilhosa e como celebração do Ano Arquidiocese da Caridade, promoveu a campanha “alimente a esperança – Ajude o Haiti”.

Naquela ocasião, arrecadou 180 toneladas de alimentos beneficiando muitas famílias atendidas pela Associação São Francisco de Assis na Providência de Deus.

Para ajudar na campanha SOS Haiti: “Misericórdia é que eu quero!”, é possível entregar as doações de alimentos em todas as igrejas da cidade e na recepção do Hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus, na Rua Conde de Bonfim, 1033, Tijuca. Os recursos financeiros podem ser depositados na conta da Cáritas da Arquidiocese do Rio - Banco Bradesco, Agência 0814-1, Conta corrente 48.500-4.

Confira também: