A última oportunidade para salvar Asia Bibi, a mãe católica presa há seis anos e condenada injustamente à morte por um suposto delito contra a lei anti-blasfêmia do Paquistão, será no próximo dia 13 de outubro.

“Tanto Asia Bibi como sua família mantêm a fé e a esperança de que se aproxima o fim do seu calvário na prisão”, declaram da MasLibres.org, plataforma pela defesa da liberdade religiosa, e também garantem estar “convencidos igualmente de que será liberada”.

A publicação da data da audiência constitui uma ocasião única para Bibi, pois os atrasos em seu julgamento foram constantes. De fato, o Alto Tribunal do Paquistão adiou em sete ocasiões seu julgamento, até que em outubro de 2014 ratificou a sentença à morte emitida no começo pelo tribunal local.

A Suprema Corte do Paquistão aceitou seu pedido de revisão do caso em julho de 2015 e esta audiência será realizada no próximo dia 13 de outubro de 2016.

Asia Bibi está condenada por ter tomado a água de um poço para o consumo de muçulmanos em 2009 e também por supostamente ter queimado um Corão. Para o Islã, os cristãos são impuros, por isso ao ter tomado a água deste poço, este ficou poluído e impuro também.

Os advogados da jovem cristã se mostraram otimistas pois consideram que “requer provar a ofensa e neste caso isto não será possível”.

De fato, em uma entrevista publicada no Vatican Insider, Khalil Thahir Sindhu, ministro dos direitos humanos e as minorias do governo da província de Punjab (Paquistão), assegurou que estudou profundamente o caso de Asia Bibi como advogado e encontrou “elementos a favor de Asia”, por isso prevê que ela “será absolvida”.

O Paquistão tem uma população de 180 milhões de habitantes, a grande maioria muçulmanos. Somente 4 milhões são cristãos.

A lei de blasfêmia

A lei de blasfêmia foi introduzida em 1986 pelo ditador Mohammad Zia-ul-Haq sem aprovação parlamentar. A norma agrupa várias outras contidas no Código Penal inspiradas diretamente na Sharia –lei religiosa muçulmana – para sancionar qualquer ofensa de palavra ou obra contra Alá, Maomé ou o Corão.

A ofensa pode ser denunciada por um muçulmano sem necessidade de testemunhas ou provas e o castigo supõe o julgamento imediato e a posterior condenação à prisão ou à morte do acusado.

Segundo dados da Comissão Justiça e Paz dos Bispos do Paquistão, 200 cristãos, 633 muçulmanos, 494 muçulmanos da seita dos ahmadis e 21 hindus foram denunciados por blasfêmia de 1987 a 2013.

Em 2014, as denúncias registradas foram 1.400, enquanto nos últimos 30 anos, 70 acusados de blasfêmia foram executados extrajudicialmente, segundo a agência vaticana Fides.

Um dos casos mais emblemáticos na aplicação desta lei é o da mãe e esposa católica Asia Bibi, que está na prisão há quase 6 anos, por uma falsa acusação de blasfêmia contra Maomé. Há alguns meses, a família de Asia Bibi saudou o Papa Francisco, o qual disse que reza por ela e pela sua libertação.

Ataques a cristãos no Paquistão

Em março deste ano, um grupo de terroristas muçulmanos atacou um parque, onde um grupo de cristãos celebrava a Páscoa na cidade de Lahore, deixando mais de 65 mortos e centenas de feridos.

Depois do atentado, milhares de muçulmanos fizeram uma violenta manifestação na qual exigiam a execução de Asia Bibi.

Na primeira semana deste ano, um grupo de muçulmanos sequestrou uma jovem cristã, outro queimou uma pilha de bíblias e livros litúrgicos em uma igreja; e na região de Punjab queimaram um templo protestante.

Em outubro do ano passado, uma cristã de 28 anos foi queimada viva por negar-se a casar com um muçulmano. A mulher não morreu, mas ficou com 80 por cento do corpo afetado.

Em abril de 2015, um grupo de extremistas islâmicos incendiou um adolescente por dizer “sou cristão”. O jovem morreu logo depois de perdoar os seus assassinos.

Mais em

Poucos dias antes, em março, dois terroristas suicidas atentaram contra dois templos cristãos no bairro de Youhanabad, em Lahore, causando a morte de 14 pessoas e 80 ficaram feridas.

Naquela ocasião, o Papa Francisco afirmou que “nossos irmãos derramam sangue só porque são cristãos”.

Como estes, muitos outros incidentes ocorrem no Paquistão, onde os cristãos são constantemente perseguidos e assassinados por extremistas muçulmanos.

Confira também: