A Diocese de Crato (CE) suspendeu a ordem de Padre Lenilson Laurindo da Silva, preso na sexta-feira, 7, sob suspeita de pedofilia, em Juazeiro do Norte. Em nota, a Diocese “reitera que presa pelo amor a Deus e ao próximo e não admite nenhum tipo de injustiça praticada contra aqueles a quem Deus nos confiou cuidar”.

O sacerdote foi preso após a denúncia da mãe de uma das vítimas ao Ministério Público do Estado, que investiga o caso há cerca de dois meses. Segundo o jornal “O Povo”, a titular da 6ª Promotoria da Justiça de Juazeiro do Norte, Juliana Mota, explicou que o caso tramita em sigilo “para não expor as vítimas”. Além disso, ela adiantou que as denúncias apontam mais de uma vítima.

Pe. Lenilson prestou depoimento e foi encaminhado à Penitenciária Industrial Regional do Cariri. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara de Justiça Criminal de Juazeiro do Norte, efetivados com o apoio da Polícia Civil do Crato e de Juazeiro do Norte.

A Diocese de Crato declarou ter sido “pega de surpresa com o mandato de prisão do padre Lenilson Laurindo da Silva, acusado de cometer crime de pedofilia”.

“Diante disso – afirma – a assessoria jurídica da diocese de Crato já foi acionada e está acompanhando o caso. Dentro do processo interno da Igreja, a diocese também está tomando as devidas providenciais”.

Segundo o comunicado, ainda nesta manhã “foi baixado o Decreto de Suspensão a Divinis, que suspende imediatamente a ordem do padre Lenilson, o que significa dizer que ele não poderá mais exercer as funções sacerdotais, podendo vir a ser demitido do estado clerical, após a conclusão do processo”.

“A decisão – acrescenta – foi tomada de acordo com o Código de Direito Canônico, que rege a doutrina católica”.

Confira também: