O Papa Francisco convidou a renovar a fé em Cristo dia a dia e apontou São Vicente Pallotti, fundador dos Palotinos, como “farol iluminador e inspirador da Igreja”.

Os Palotinos são membros da Sociedade do Apostolado Católico, uma sociedade de vida apostólica clerical católica fundada em 1835 pelo sacerdote romano Vicente Pallotti.

“Contemplando a vida de Jesus e olhando a nossa vida de peregrinos neste mundo, com tantos desafios – disse Francisco –, sentimos a necessidade de uma conversão profunda e a urgência de reavivar a fé Nele. Somente assim poderemos servir o nosso próximo na caridade! Todos os dias somos chamados a renovar nossa confiança em Cristo e nos inspirar em sua vida para cumprir nossa missão”.

O Santo Padre destacou que o carisma de Pallotti “é um dom precioso do Espírito Santo, porque suscitou e suscita várias formas de vida apostólica e ajuda os fiéis a se comprometerem ativamente no anúncio evangélico”.

O Pontífice fez estas declarações durante a audiência na Sala Clementina com o Capítulo Geral da Sociedade do Apostolado Católico, depois da celebração de sua XXI Assembleia.

“Seu fundador compreendeu que para poder viver a comunhão com Deus é necessário colocar Jesus Cristo no centro, ‘o modelo divino de todo ser humano’”, assinalou recordando as palavras de seu fundador, de quem disse que tinha “o dom de reconhecer que Jesus é o Apóstolo do Pai, grande no amor e rico de misericórdia”, acrescentou.

“Este mesmo mistério da paternidade de Deus, que mediante a obra do seu Filho abre a cada homem seu coração cheio de amor e de compaixão, tem uma importância especial em nosso tempo”.

“Diante dos nossos olhos, vemos todos os dias cenas de violência, rostos sem piedade, corações endurecidos e desolados. Precisamos nos recordar daquele Pai, cujo coração pensa em todos e quer a salvação de cada homem”.

O Bispo de Roma se referiu de forma concreta aos membros do Capítulo reunidos com ele e expressou: “Cada membro da Família Palotina é chamado a colocar como fundamento da própria existência a pessoa de Cristo e Sua fiel sequela”.

Em seguida, exortou-os a “prosseguir com alegria e esperança seu caminho, comprometendo-se com todo seu coração e com todas suas forças para que o carisma de seu fundador contribua com frutos abundantes em nosso tempo”. Além disso, indicou que “a União do Apostolado Católico, que é portadora do carisma de São Vicente Pallotti, oferece muitos espaços e abre novos horizontes para participar da missão da Igreja”.

Estão chamados, finalizou o Papa, “a trabalhar com ímpeto renovado para despertar a fé e reacender a caridade, especialmente entre as camadas mais frágeis da população, pobres espiritual e materialmente. Nisto, são amparados pelo exemplo de tantos coirmãos que dedicaram sua vida a serviço dos outros”.

Confira também: