Na última quinta-feira, 22, a Santa Sé publicou o estatuto da Secretaria para a Comunicação, que entra em vigor no próximo dia 1º. de outubro e que busca responder “ao atual contexto comunicativo".

O Estatuto, formado por 19 pontos, contém um conjunto de especificações para desenvolver as tarefas e funções do novo dicastério, instituído pelo Papa Francisco em junho de 2015, mediante um Motu Proprio.

Este dicastério reunirá a gestão do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais; a Sala de Imprensa da Santa Sé; o Serviço de Internet; Rádio Vaticano; o Centro Televisivo Vaticano; o jornal oficial da Santa Sé, L’Osservatore Romano; a Tipografia Vaticana; o Serviço Fotográfico; e a editora do Vaticano, a Livraria Editrice Vaticano.

As disposições solicitam à Secretaria “unificar todas as realidades da Santa Sé que se ocupam da comunicação para que todo sistema responda de maneira coerente às necessidades da missão evangelizadora da Igreja”.

O novo organismo está formado por um conselho de 12 pessoas, presidido pelo Prefeito, Dom Dario Eduardo Viganò; o Secretário, Mons. Lucio Adrián Ruiz; e os 5 diretores e 5 subdiretores de cada direção nas quais o dicastério foi dividido.

A Secretaria se dividiu nestas 5 direções: Direção de Assuntos Gerais, Direção Editorial, Direção da Sala de Imprensa da Santa Sé, Direção Tecnológica e Direção Teológica-pastoral.

Do mesmo modo, o Estatuto assinala que o novo dicastério assume ainda “o site institucional da Santa Sé e a titularidade da gestão da presença do Papa nas redes sociais”.

Espera-se que em dezembro deste ano a Secretaria de Comunicação já tenha uma página em diferentes idiomas.

Um ponto ressaltado no Estatuto é que todos os membros do conselho devem ser nomeados diretamente pelo Santo Padre e permanecerão no cargo por um período de cinco anos.

Confira também: