Dom Carlos Osoro, Arcebispo de Madri (Espanha), presidiu a Missa “de ação de graças pela vida da Irmã Isabel Sola”, religiosa da Congregação Jesus-Maria assassinada no Haiti no último dia 3 de setembro.

Irmã Isabel Sola era natural de Barcelona e pertencia à Congregação Jesus-Maria. A religiosa foi assassinada por alguns desconhecidos em uma tentativa de roubo. Foi enterrada em Porto Príncipe na última sexta-feira.

Em sua homilia no dia 12 de setembro, em Madri, Dom Osoro recordou umas palavras que a religiosa disse depois de sobreviver ao terremoto no Haiti em janeiro de 2010, que causou a morte de mais de 200 mil pessoas: “se vivemos, vivemos para Ele. Se morremos, morremos para Ele. Na vida e na morte somos do Senhor”.

A Eucaristia foi celebrada na casa provincial da Congregação Jesus-Maria no centro de Madri. Centenas de pessoas se reuniram para recordar a religiosa que, segundo afirmou a superiora, morreu no mesmo dia que Carmen Samaranch, outra religiosa de Jesus-Maria, assassinada há 33 anos na Guiné (África).

Durante a Missa escutaram um áudio com a voz da Irmã Isabel com as palavras de Santa Teresa de Jesus: “Nada te perturbe, nada te assuste, só Deus basta”, com as quais a religiosa compôs uma música.

O Arcebispo de Madri destacou o grande bem que nos faz “escutar as palavras de Santa Teresa de Jesus na voz da Irmã Isabel”. “São palavras de Santa Teresa através nas quais a religiosa resumia a sua vida”, disse.

O Prelado recordou a vida “abençoada” da Irmã Isabel, porque “viveu acreditando que o que o Senhor disse se cumpriria”, apesar das grandes dificuldades que teve que enfrentar durante 14 anos na África e oito anos no Haiti.

Dom Osoro a definiu como “inquieta, decidida e apaixonada, sempre com um olhar sorridente”.

A Congregação Jesus-Maria foi fundada por Claudina Thévenet em 1816, seu carisma se centra na educação cristã, especialmente com os jovens e os mais pobres e necessitados.

As freiras de Jesus-Maria estão presentes nos cinco continentes, em 193 casas. Em 2005, havia 1509 religiosas no mundo inteiro. A Irmã Isabel tinha 51 anos de idade e morreu assassinada por dois disparos quando dirigia seu veículo na capital do Haiti. Autoridades locais acreditam na hipótese de latrocínio (roubo seguido de assassinato) pois a bolsa e outros pertences da religiosa foram retirados do automóvel. Até o momento os criminosos não foram identificados. 

Confira também: