Ruth Beitia, ganhadora da medalha de ouro no salto em altura na Olimpíada Rio 2016, explicou como a fé ajudou em sua vida esportiva. “Claro que rezo, pois sou cristã e católica”, afirmou em várias entrevistas.

 

A atleta espanhola, de 37 anos, depois de ganhar a medalha de ouro, confessou publicamente sua fé e lembrou sua mãe com a palavra “Acapulco”, um jogo de palavras que existe entre elas e que a ajuda a rezar e permanecer na presença de Deus durante as competições.

“Minha mãe sempre me diz para rezar e, para que meu pai não lhe diga ‘Isa, deixa ela em paz, pois tem que saltar’, sempre me exorta a lembrar de Acapulco. É como um truque que usa para me lembrar que devo rezar. É um jogo de palavras”, declarou a saltadora ao semanário católico ‘Alfa y Omega’.

“E sim, sim, Ruth Beitia reza. Claro que rezo, pois sou cristã e católica”, acrescentou a saltadora ao semanário católico.

A campeã olímpica explica na entrevista que quando visita um lugar novo devido suas competições, costuma entrar em alguma igreja para rezar. “Agradeço a Deus todos os dias. Sobretudo à Virgem. Sou muito devota da Virgem do Carmo e da Virgem do Mar”.

 

Ruth Beitia, assim como a nadadora e campeã olímpica Mireia Belmonte e outros esportistas olímpicos, estuda na Universidade Católica Santo Antonio de Murcia (UCAM). De fato, das 17 medalhas que a Espanha conseguiu nos Jogos Olímpicos do Rio do Janeiro, onze foram conquistadas por esportistas desta instituição.

Esta universidade, como aponta o semanário ‘Alfa y Omega’, também educa os seus alunos através do humanismo cristão, mas “respeitando sempre a liberdade de todos os alunos”, pois entre seus 17.000 estudantes, há pessoas de outras religiões e ateus.

A UCAM aposta especialmente no apoio aos esportistas, por isso, durante este ano destinou mais de dois milhões de euros para ajudá-los.

Como Universidade católica, a UCAM também oferece uma formação humana e espiritual. Luis Emilio Pascal, capelão da universidade, declara a ‘Alfa y Omega’ que, além de administrar os sacramentos e estar disponível no confessionário, a cada ano são crismados aproximadamente 35 estudantes.

No ano passado, foi crismada a nadadora e ganhadora de uma medalha de ouro e outra de bronze na Rio 2016 e que estuda Publicidade e Relações Públicas na UCAM.

O capelão também explica que, antes da sua viagem ao Rio, ela enviou uma mensagem para ele dizendo: “‘Estamos aqui vários esportistas juntos. Deus nos ajudará. E que tudo dê certo’. Eu lhe respondi: ‘Deus e o esforço de vocês’”.

Confira também:

Mais em