O novo Bispo Auxiliar de Valência (Espanha), Dom Arturo Ros Murgadas, escolheu como lema episcopal as últimas palavras que seu avô, Beato Arturo Ros Montalt, disse antes de morrer a sua esposa e aos 6 filhos quando tinha apenas 34 anos.

“Properate ad veniam offere” (Apressem-se a perdoar) foram as últimas palavras que o mártir disse a sua esposa e aos seus filhos “antes de entregar a vida por nosso Senhor e é expressão de uma alma pura e grande que se entregou por viver integralmente o Evangelho até as últimas consequências”, recordou o novo Bispo segundo assinala uma nota de Avan.

Assim divulgou o Prelado durante a Missa da sua ordenação episcopal no sábado, 3 de setembro, presidida pelo Arcebispo de Valência, Cardeal Antonio Cañizares.

Essas palavras “pronunciadas tantas vezes pela minha avó, seus filhos e meu pai, permanecem na minha memória”, compartilhou o Prelado visivelmente emocionado.

Do mesmo modo, Dom Arturo Ros Murgadas recordou que “a misericórdia se apresenta como a força que vence tudo, que enche o coração de amor e que consola com o perdão”.

O novo Bispo Auxiliar também expressou seu desejo de que “os próximos anos estejam cheios de misericórdia para poder sair ao encontro de cada pessoa levando a bondade e a ternura de Deus”.

A respeito da sua missão, o Prelado ressaltou que “o Bispo deve manifestar com a sua vida e o seu ministério episcopal a paternidade de Deus, a bondade, a solicitude, a misericórdia, a doçura e a autoridade moral de Cristo” e pediu “a intercessão e a proteção da Mãe de Deus, sob as devoções que fazem parte da minha história”.

Dom Ros Murgadas agradeceu ao Cardeal Cañizares, que o acompanhou durante a sua formação no seminário, e aos fiéis da localidade de Requena, onde serviu durante vários anos.

Confira também: