Entre milhares de pessoas que chegaram a Roma para participar da canonização da Madre Teresa de Calcutá, estavam presentes Lourdes e Chema, dois espanhóis que sempre tiveram muito presente a Santa e as Missionárias da Caridade, eles as ajudaram durante vários anos e inclusive dedicaram parte da sua viagem de bodas.

“Estivemos quatro verões ajudando as Missionárias da Caridade. No primeiro fomos a România em uma casa de doentes mentais. Chema ficou em uma casa e eu em outra”, contou Lourdes ao Grupo ACI.

“Vivíamos com elas o dia a dia, sua vida de oração e o trabalho fora das casas. Aos sábados, por exemplo, se dirigiam a um hospital psiquiátrico para ajudar os pacientes”, recorda.

“No ano seguinte ano fomos à Etiópia, a uma casa delas na capital com mil doentes e moribundos, onde as pessoas estavam divididas em diferentes seções: adultos, crianças, mulheres”.

“Nós participávamos da sua espiritualidade e também ajudávamos essas crianças com um programa de estimulação, que nos ensinavam previamente em Madri” e “na verdade, foi um verão muito especial”, destaca a jovem mãe de quatro filhos que está em Roma com seu filho mais velho de 4 anos.

“Havia missa todos os dias de manhã bem cedo e logo cada um se dirigia ao seu local de trabalho, depois lhes dávamos comida e enquanto eles dormiam a sesta nós almoçávamos. Depois voltávamos para fazer a terapia, brincávamos com eles e participávamos da exposição do Santíssimo todos os dias”, diz Chema.

Lourdes não pode evitar algo que “era muito engraçado, pois às 21h, por segurança, as Irmãs soltavam vários cachorros e todos nós tínhamos que estar em nosso lugar”.

“O dia a dia era muito difícil, mas o primeiro ano foi o mais impactante. Na România ajudávamos os adultos que estavam doentes, bastante graves, e na Etiópia trabalhamos com as crianças, o qual era mais fácil. Víamos doenças terríveis e muito sofrimento”.

Chema aponta que “as missionárias sempre tinham um sorriso nos lábios, nunca protestavam e trabalhavam continuamente. Nunca as víamos ociosas. Eram muito carinhosas conosco”.

Mas possivelmente o que mais chame a atenção da história deles é que dedicaram alguns dias da sua viagem de bodas depois do casamento a ajudar também as Missionárias da Caridade ao invés de continuar viajando. “Nosso casamento foi em 2009, durante esse verão também estivemos na Etiópia, decidimos dedicar nossa viagem de lua de mel também a ajudar as Missionárias da Caridade e passamos 5 dias junto com elas, dos 15 dias que viajamos. Elas estavam muito agradecidas porque além disso levamos uma doação muito boa da escola na qual trabalho em Madri (Espanha) ”.

Chema comenta que “chamou a atenção de muita gente que 5 dias da nossa viagem de lua de mel fosse dedicada a isto, porque não era algo normal”. “Nós o fizemos como agradecimento e porque sabíamos que quando tivéssemos filhos seria muito difícil voltar. Vivemos alguns verões tão maravilhosos que queríamos repetir”, conta Lourdes ao mesmo tempo que se emociona e começa a chorar.

Confira também: