Antes da Oração do Ângelus dominical logo depois da Missa de canonização de Santa Teresa de Calcutá, o Papa Francisco pediu rezar pela religiosa Irmã Isabel Sola Macas, de 51 anos, assassinada no último dia 2 de setembro, em Porto Príncipe, capital do Haiti.

Ao recordar a religiosa, o Papa disse: “Penso especialmente em tantas religiosas que dão a sua vida sem poupar-se”.

O Santo Padre pediu: “Rezemos, em particular, pela missionária espanhola, Irmã Isabel, assassinada dois dias atrás na capital do Haiti, um país que vive tão duras provações, pelo qual faço votos de que cessem tais atos de violência e haja maior segurança para todos”.

A Irmã Isabel, religiosa da Congregação Jesus-Maria foi assassinada enquanto dirigia na estrada de Porto Príncipe. Várias pessoas dispararam no automóvel no qual estava. Embora ainda se desconheça o motivo do ataque, especulam que poderia ter sido uma tentativa de roubo. 

A religiosa era natural de Barcelona e trabalhava no Haiti há aproximadamente oito anos com os mais pobres e desfavorecidos. Durante o tempo que viveu no país, sobreviveu ao terrível terremoto que aconteceu em janeiro de 2010, que causou a morte de mais de 200 mil pessoas.

A superiora geral da Congregação de Jesus-Maria, Irmã Mónica Joseph, enviou um comunicado no qual afirma que ainda está “em choque” com a notícia, que vivem “uma grande tristeza e dor” e pediram orações pela Irmã Isabel, “pela sua família e pelas irmãs no Haiti”.

O diretor das Pontifícias Obras Missionarias na Espanha, Pe. Anastásio Gil, enviou uma mensagem de condolências “em nome dos 13.000 missionários espanhóis espalhados pelo mundo”, na qual afirma se unir “à dor e à oração da família de Isabel Sola e da Congregação Jesus-Maria, pelo terrível assassinato desta missionária que estava entregando a sua vida aos mais pobres e que finalmente terminou com o derramamento de seu sangue”.

Na oração mariana de domingo, o Santo Padre pediu recordar também “outras Irmãs que, recentemente, sofreram a violência em outros países. Dirigimo-nos em oração à Virgem Maria, Mãe e Rainha de todos os santos”.

Em seguida, o Papa agradeceu a todos os que estiveram presentes na Missa de canonização da Madre Teresa e aos voluntários e agentes da misericórdia os confiou a sua proteção, para que ela “os ensine a contemplar e adorar todos os dias Jesus Crucificado para reconhecê-lo e servi-lo nos irmãos necessitados”.

Confira também: