A canonização de Madre Tersa de Calcutá no próximo domingo, 4 de setembro, será acompanhada em todo o mundo e, no Brasil, haverá uma programação especial para a data em Salvador (BA), na região de Alagados, que há 37 anos recebeu a visita da futura santa.

A Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II, no bairro Uruguai, será o local onde acontecerá a transmissão ao vivo da canonização de Madre Teresa e posterior programação.

Esta Paróquia foi inaugurada em 1980, por ocasião da visita do São João Paulo II ao Brasil. Antes de realizar a viagem ao país, o então Papa pediu a Dom Avelar Brandão Vilela que escolhesse um bairro ele visitar. Sabendo da difícil realidade dos moradores da região do Uruguai, o Arcebispo escolheu o bairro dos Alagados para acolher o Papa.

Porém, antes de vir para o Brasil, o Pontífice incumbiu Madre Teresa de Calcutá de uma importante missão. Ele pediu que a religiosa visitasse Alagados e iniciasse lá um trabalho de assistência aos mais necessitados.

Atendendo ao pedido do Santo Padre, Madre Teresa esteve em Salvador em 1979 e fundou a Creche das Irmãs Missionárias da Caridade, que ficava aos pés da colina onde hoje está a igreja Matriz.

Nesta passagem por terras brasileiras, a fundadora das Missionárias da Caridade se encontrou com a Bem-Aventurada Irmã Dulce dos Pobres, religiosa que chegou a ser chamada “Madre Teresa do Brasil” e que desenvolveu um trabalho assistencial junto às comunidades carentes, sobretudo nos Alagados.

Madre Teresa retornou ao Brasil em outras duas ocasiões, em 1981 e 1982, sendo que nesta última, visitou Salvador novamente.

Atualmente, a Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II é onde atua a Congregação das Missionárias da Caridade, fundada por Madre Teresa.

No domingo, a programação pela canonização da religiosa começará às 4h30, com a recitação do Terço, na casa das Irmãs Missionárias. Em seguida, às 5h, acontecerá a transmissão ao vivo da Missa com o Papa Francisco.

Logo após, às 7h, os paroquianos participarão de um café da manhã partilhado. O Bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão, presidirá a Missa Solene na matriz – localizada em frente à casa das Irmãs –, às 9h.

Para celebrar a canonização, a comunidade participará, ainda, de uma confraternização depois da Celebração Eucarística. As Irmãs Missionárias da Caridade que moram em outras cidades da Bahia também estarão presentes.

Confira também: