Com a proximidade das eleições municipais no Brasil – que acontecem no dia 2 de outubro, com segundo turno em 30 de outubro –, o Arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, lançou um apelo à população para que vote com responsabilidade e espírito cristão.

“Tenha olhos abertos e ajude seu município nesse momento de escolha”, exortou o Prelado em um artigo intitulado ‘Hora da cidadania’.

No texto, o Arcebispo recorda palavras do Papa Francisco na exortação apostólica pós-sinal ‘Amoris Laetitia’, na qual o Santo Padre assinala a importância da boa formação dos filhos, seja “para a prática cristão, para a fé”, como também “para os compromissos cidadãos”.

Para ele, essa formação adequada é até mesmo uma questão de justiça, “porque um filho mal formado prejudica a ordem social”.

Nesse sentido, recorda que “o ato da responsabilidade aumenta em determinados momentos da vida das pessoas”. “Mais ainda quando tem que decidir sobre questões que incidem em sua própria vida. É o caso das eleições. O voto é conquista de um futuro melhor para todos”, assinala.

Dom Paulo Peixoto reforça que “o cidadão consciente participa da política e ajuda na qualidade de vida das pessoas, porque age com responsabilidade, não se vende e nem vende seu voto, porque isso não deixa de ser um ato imoral”.

O Arcebispo chama atenção para um momento em que se observa o “fervilhar de uma cultura de desconfiança e ‘imoralidade’ de nossos políticos” e, de acordo com ele, tal situação é “consequência de uma péssima ação política, o que chamamos de politicagem”.

“O ditado popular de que ‘o voto não tem preço, mas tem consequências’, é uma realidade comum e trágica no Brasil”, observa o Prelado, ao lamentar que essa realidade vem acontecendo historicamente, “descaracterizando a identidade do país, conduzindo-o para o fundo do poço”.

Entretanto, frente à perda de esperança por parte de “eleitores mais conscientes”, Dom Peixoto afirma que “um novo mundo é possível”.

“Dizemos que ‘a política é suja’, mas será que não está necessitando da ação dos verdadeiros cristão assumindo cargos públicos?”, questiona.

Segundo o Arcebispo, há sim bons políticos, mas que “ficam no campo da minoria, tendo que se sujeitar a força da democracia, que valoriza quem tem mais voto”. Assim, acaba que “o voto dos bons é aniquilado pelo da maioria”.

“Mas – acrescenta –, não podemos perder a batalha, deixando de dar nossa participação”.

Por isso, Dom Paulo Peixoto convida cada cristão a que “exercite sua dignidade, sua cidadania e seu espírito cristão votando em quem você conhece, em quem sempre teve senso de justiça nas suas atividades, grandes ou pequenas”.

“Acredite no seu parceiro de fé e vida, em quem está sempre ao seu lado e não aparece só no tempo da campanha eleitoral”, conclui.

Confira também: