O Papa Francisco convida todos os operadores da misericórdia a estar em Roma entre os próximos dias 2 e 4 de setembro para celebrar seu Jubileu, cujo ícone é a Madre Teresa de Calcutá, afirmou Dom Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

“O Papa Francisco, nosso Papa, está convidando todos os operadores da misericórdia a estar presentes em Roma nos próximos dias 2, 3 e 4 de setembro. Ele ficará feliz em dizer ‘obrigado’ a todos os operadores da misericórdia”, assegurou a autoridade vaticana em um vídeo difundido em sua página oficial.

O Arcebispo afirmou que “todos nós somos chamados a ser operadores da misericórdia”. “Você ajuda as pessoas? Visita os presos? Assiste os doentes? Se for assim, então você é um operador da Misericórdia e estão celebrando o seu jubileu”, expressou.

Dom Fisichella indicou que “quando o Papa Francisco propôs celebrar o Jubileu dos voluntários e operadores da misericórdia, também o pensou como um tempo para dar assistência espiritual a todas estas pessoas”.

No dia 4 de setembro também será celebrada a canonização da Madre Teresa de Calcutá, fundadora das Missionárias da Caridade e “ícone da misericórdia em nosso século”, destacou o Prelado.

“Ela esteve próxima dos mais pobres e, por esta razão, o Papa Francisco teve esta inspiração de canonizar a Madre Teresa e assim dar um sinal concreto sobre como podemos ser diariamente operadores da misericórdia”, acrescentou.

A autoridade vaticana também se dirigiu àqueles operadores que por algum motivo não podem ir a Roma. “Não se preocupem. Terão todas as possibilidades para se unir conosco espiritualmente e também através dos meios de comunicação”, assegurou.

Do mesmo modo, assegurou aos operadores que “caridade, amor, misericórdia, são diferentes palavras para expressar a mesma realidade. Deus é amor e Deus está perto através de diferentes maneiras para nos ajudar”.

“Se praticamos uma vez mais em nossas mãos as obras de misericórdia, podemos mudar o mundo. Esse será nosso melhor testemunho no nosso dia e neste mundo”, afirmou.

Como parte do programa deste Jubileu, acontecerá uma catequese do Papa Francisco no sábado, 3, às 10h na Praça de São Pedro, dirigida aos voluntários e aos operadores da Misericórdia.

O encerramento será com a Missa de canonização da Beata Madre Teresa de Calcutá, no domingo às 10h, também na Praça de São Pedro.

Do mesmo modo, há outras atividades como a Adoração Eucarística e o Sacramento da Reconciliação nas igrejas jubilares na sexta-feira, 2, e no sábado, 3, assim como a possibilidade de realizar o percurso “nos rastros dos Santos e Beatos da Misericórdia”.

Além disso, haverá peregrinação à Porta Santa durante esses três dias.

Para esta celebração o Pontifício Conselho para a Nova Evangelização incentiva as pessoas a se unir, compartilhando seus testemunhos com a hashtag #Bemercy.

Confira também: