A Arquidiocese de Lima e a Comunidade a Dominica no Peru anunciaram na quinta-feira as atividades pelo início do ano jubilar em honra aos 400 anos do falecimento da Santa Rosa de Lima, padroeira do Peru, da América e das Filipinas.

Em coletiva de imprensa, informaram que o lema do jubileu será “400 anos intercedendo por ti”, fazendo referência aos milhares de pedidos que foram levados à primeira Santa da América ao longo dos anos. Durante a coletiva, também foi apresentado de maneira oficial o spot desta celebração.

A inauguração das atividades será na segunda-feira, 29 de agosto, às 17h, com a procissão das relíquias da Santa da Basílica do Santíssimo Rosário do Convento de São Domingos para a Catedral de Lima, onde celebrarão as vésperas solenes e uma Missa às 18h30.

No dia seguinte, 30 de agosto, às 10h, será celebrada a grande Missa de ação de graças na Plaza Mayor de Lima, que será presidida pelo Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani.

O evento contará com a presença das principais autoridades do país; o Pe. Bruno Cadoré, sucessor número 86 de São Domingos de Gusmão como Mestre da Ordem dos Pregadores; os membros da Polícia Nacional do Peru; e várias paróquias.

Do mesmo modo, a procissão contará com três andores, um para Santa Rosa de Lima, outro para o “Doutorzinho” Menino Jesus e o último para as relíquias. Além disso, os andores serão transladados ao Santuário de Santa Rosa de Lima, à Igreja São Sebastião e ao Santuário As Nazarenas.

Por outro lado, a partir de 26 de agosto estão programadas visitas noturnas ao Museu do Convento de São Domingos, onde se encontra a cripta que inicialmente serviu de sepulcro de Santa Rosa de Lima. Esta cripta foi reaberta ao público para sua veneração. A visita contará com fotos inéditas da querida Santa.

O Ano Jubilar

“Durante o ano jubilar, também haverá portas santas, indulgências, uma exposição filatélica, concertos de música barroca e também será organizado o percurso de Santa Rosa, onde serão conhecidos os lugares de Lima que ela percorreu”, explicou em diálogo com o Grupo ACI o Pe. Luis Ramírez, diretor do Museu de São Domingos, em Lima.

Sobre a vida da Santa, o sacerdote contou que “sua mensagem e suas obras nos falam de uma atemporalidade tão especial que até mesmo pode ser aplicada em nossa época. Santa Rosa era uma leiga dominicana, não vivia em um convento e tinha que trabalhar para sobreviver”.

Santa Rosa de Lima, disse, “foi uma mulher singela e não perdeu o convite à santidade que a Igreja nos faz constantemente”.

“Este é um convite para cada uma das pessoas que não optaram por uma vida religiosa, mas sim por uma vida leiga comprometida, sem importar qual seja o carisma. Santa Rosa é um exemplo e acaba nos desafiando a conciliar e levar uma vida em Deus”, acrescentou.

Além disso, Santa Rosa de Lima é a primeira Santa que conta com um e-mail que está disponível todo o ano santarosa.correo@gmail.com, um site especial, Facebook, Twitter, YouTube e Instagram, onde serão recebidos pedidos de diversas partes do mundo para ser enviados ao poço de Santa Rosa.

Os fiéis também poderão participar, contar seus milagres ou enviar uma saudação à Santa através das hashtags #SantaRosa400 #SantaRosita.

Na coletiva de imprensa, estiveram presentes Dom Raúl Chau, Bispo Auxiliar de Lima; Pe. Luis Enrique Ramírez, diretor do Convento de São Domingos; Sr. Abdul Miranda, Gerente de Segurança Cidadã do Município de Lima; e o General da Polícia Nacional do Peru, Javier Ávalos, Diretor de Segurança Viária e Trânsito da Polícia Nacional.

Confira também:

Mais em