A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou hoje o tema da mensagem do Papa Francisco para o 50° Dia Mundial da Paz que se celebrará no próximo dia 1º de janeiro de 2017: “A não-violência: estilo de uma política para a Paz”.

A nota de imprensa recorda que “a violência e a paz estão na origem de dois modos opostos de construir a sociedade. A difusão dos focos de violência gera experiências sociais gravíssimas e negativas. O Santo Padre resume esta situação na expressão ‘Terceira guerra mundial em capítulos’”, que utilizou em diferentes ocasiões para se referir aos diversos conflitos que ocorrem no mundo.

Ao contrário, prossegue a nota, “a paz tem consequências sociais positivas e permite um verdadeiro progresso. Portanto, devemos agir nos espaços possíveis, negociando caminhos de paz, até mesmo onde tais caminhos parecem tortuosos ou impraticáveis”.

Deste modo, a “não violência pode assumir um significado mais amplo e novo: não apenas aspiração, inspiração, rejeição moral à violência, às barreiras, aos impulsos destruidores, mas também método político realista, aberto à esperança”.

“Trata-se de um método político fundado na primazia do direito. Se o direito e a igual dignidade de cada ser humano são salvaguardados sem discriminações e distinções. Consequentemente, a ‘não violência’, entendida como método político, pode constituir um meio realista para superar os conflitos armados. Nesta perspectiva, é importante reconhecer, sempre mais, não o direito da força, mas a força do direito”.

Com esta mensagem, prossegue a nota, “o Papa Francisco deseja indicar um passo ulterior, um caminho de esperança apropriado às circunstâncias históricas presentes: chegar à solução das controvérsias por meio de negociações, evitando que elas se degenerem em conflito armado”.

Ao concluir, o texto assinala que o tráfico mundial de armas é tão vasto a ponto de ser subestimado. E com a não violência como estilo político, “pode e deve fazer muito mais para superar este flagelo”.

O Dia Mundial da Paz foi instituído pelo Papa Paulo VI e é celebrado todos os anos no dia 1º de janeiro.

A mensagem do Papa é enviada a todas as chancelarias do mundo e, além disso, assinala as diretrizes diplomáticas da Santa Sé para o ano que começa.

Confira também: