A cidade de São Paulo receberá uma iniciativa da Organização Internacional de Direito Pontifício Scholas Occurrentes a fim de diminuir as distâncias entre estudantes de escolas públicas e particulares.

O presidente da Organização, José Maria del Corral, esteve no último dia 16 de agosto na capital paulista, onde se reuniu com Dom Carlos Lema Garcia, vigário episcopal para a educação e a universidade e Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

De acordo com o site da Arquidiocese de São Paulo, Dom Carlos explicou que a proposta apresentada durante a reunião consiste em que São Paulo seja o primeiro lugar a receber a experiência das Scholas Occurrentes e das atividades que proporcionam.

Entre essas atividades, está um encontro de duas semanas que une estudantes de escolas públicas e privadas para um debate sobre suas realidades e perspectivas.

Após debater sobre questões de suas comunidades escolares, na segunda semana do encontro, os estudantes irão eleger a mais importante e decidir como dar encaminhamento ao fato, podendo, em alguns casos, envolver uma conversa com representantes do poder público. Esse encontro, então, será agendado e a demanda da escola, apresentada.

Para o Bispo auxiliar, será uma oportunidade de aproximar a escola pública da escola particular e diminuir a distância entre os estudantes.

Segundo o Prelado, São Paulo será o piloto do projeto por ser a cidade mais populosa do Brasil e com o maior número de alunos. Além disso, o vicariato da educação vem desenvolvendo um trabalho há dois anos para tratar especificamente com esse público.

A ideia, segundo a Arquidiocese, é que a atividade seja realizada no próximo ano. “Já nos aproximamos dos colégios, das organizações como a Associação Nacional das Escolas Católicas (ANEC) no Brasil que nos representa nos colégios e, claro, com os referentes responsáveis em matéria de educação”, adiantou o presidente das Scholas Occurrentes, José Maria.

As Scholas Ocurrentes são uma organização internacional de direito pontifício aprovado e erigido pelo Papa Francisco, a fim de promover a integração social e cultura do encontro pela paz.

Está presente em 82 países, através de sua rede que integra mais de 400 mil escolas e redes de ensino. Tem sedes na Cidade do Vaticano, Argentina, Espanha, Paraguai e Moçambique.

Conforme explica em seu site oficial, sua missão é alcançar a integração das comunidades, com foco naquelas de menores recursos, através do compromisso de todos os atores sociais, integrando escolas e redes educativas de todo o mundo a partir de propostas tecnológicas, esportivas e artísticas.

Confira também: