Depois de ter notícias sobre o terremoto de 6,2 graus que atingiu a região central da Itália, o Papa Francisco telefonou para o Bispo de Rieti, Dom Domenico Pompili, na manhã desta quarta-feira, para expressar-lhe sua proximidade.

“Às 7 horas recebi um telefonema do Papa Francisco. Informou-me que soube do terremoto às 4h15 e de ter celebrado a Missa, rezando pelas pessoas envolvidas”, contou Dom Pompili à Rádio Vaticano.

“Pediu-me para não ter medo – disse o Prelado – e me dirigiu palavras de proximidade e de encorajamento que gostaria imediatamente de transmitir à população”.

Dom Pompili estava em peregrinação a Lourdes, na França, quando aconteceu o sismo na Itália e soube do ocorrido às 3h52. Ele embarcou para o seu país no primeiro voo disponível para visitar, na tarde de hoje, os locais atingidos, conhecer pessoalmente a situação e pensar em possíveis inciativas.

O terremoto de magnitude 6,2 graus na escala Richter abalou a Itália na madrugada desta quarta-feira. Seu epicentro foi localizado entre as cidades de Perugia e Riete no centro do país e causou 38 vítimas mortais e destruiu quase por completo o povoado de Amatrice. As áreas mais afetadas são as de Úmbria, Marche e Lazio. O terremoto também foi sentido em Roma e no Vaticano.

Como sinal de proximidade do Papa Francisco às vítimas do terremoto, seis membros do Corpo de Bombeiros do Vaticano foram enviados nesta manhã para Amatrice, um dos locais mais afetados.

Esta equipe trabalha junto com a Defesa Civil italiana nas operações de busca de e assistência às vítimas.

Padre Savino d’Amelia, pároco da Paróquia Santo Agostinho, em Amatrice, declarou à mídia que estão “vivendo esta imensa tragédia”. “Esperamos apenas que haja o menor número de vítimas possível e que todos tenhamos a coragem de seguir em frente”.

Condira também: