O Papa Francisco cancelou a catequese que estava prevista para a Audiência Geral desta quarta-feira e rezou uma parte do Rosário, com milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, pelas inúmeras vítimas do terremoto que sacudiu a Itália na madrugada de hoje.

“Havia preparado a catequese de hoje, como todas as quartas-feiras deste Ano da Misericórdia, sobre o tema da ‘proximidade de Jesus’. Mas, diante da notícia do terremoto, que atingiu o centro da Itália, devastando inteiras regiões e causando mortos e feridos, não posso deixar de expressar a minha grande dor e a minha proximidade a todas as pessoas presentes nos lugares atingidos pelo terremoto e que ainda se sentem abalados pelo medo e pelo terror”.

O Pontífice, depois de fazer o habitual percurso no papamóvel pela Praça, pronunciou também estas palavras:

“Ouvir o prefeito de Amatrice dizer que a cidade já não existe e saber que entre os mortos também há crianças comove-me muito, verdadeiramente”.

“Por isso – continuou – quero assegurar a todas essas pessoas presentes em Amatrice ou em outros lugares da Diocese de Rieti, de Ascoli Piceno e da região do Lazio, da Úmbria e de Marche, a oração e dizer-lhes que estejam da carícia e do abraço de toda a Igreja, que neste momento deseja envolver-vos com o seu amor materno, também com o nosso abraço, aqui, na Praça”.

“Agradeço a todos os voluntários e os trabalhadores da Defesa Civil que estão socorrendo essas populações e peço-lhes que se unam a mim, na oração, para que o Senhor Jesus, que sempre se comoveu diante da dor humana, console estes corações entristecidos e lhes dê a paz, por intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria. Deixemo-nos comover com Jesus”, solicitou.

“Portanto, deixamos para a próxima semana a catequese desta quarta-feira e convido-os a recitar comigo por estes nossos irmãos e irmãs uma parte do santo Rosário”, disse para dar início à oração.

Nesta madrugada na Itália, em concreto às 3h36 (hora local), um terremoto de magnitude 6,2 graus atingiu o centro do país, causando inúmeras vítimas e danos materiais.

As áreas mais afetadas são as de Úmbria, Marche e Lazio. O terremoto também foi sentido em Roma e no Vaticano.

Confira também: