Ao enviar uma saudação por ocasião da 67ª Semana Litúrgica Nacional Italiana, o Papa Francisco pediu ser testemunha de misericórdia para lutar contra o rancor que aflige o mundo.

O Santo Padre mandou um telegrama assinado pelo Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, aos participantes deste evento realizado em Gubbio, com o lema “Liturgia, como lugar da Misericórdia. Reconciliados para reconciliar”.

Na mensagem destaca que todos são chamados a ser “testemunha de misericórdia em qualquer ambiente suscitando o desejo de capacidade de perdão (...) especialmente diante do rancor que as pessoas se fecham, aquelas que têm necessidade de reencontrar a alegria da serenidade interior e o gosto pela paz”.

“Toda a liturgia é o lugar da misericórdia encontrada e acolhida para ser doada, lugar no qual o grande mistério da reconciliação é presente, anunciado, celebrado e comunicado”, disse o Papa Francisco através do Secretário de Estado.

O cardeal ainda escreveu que “o dom da misericórdia, porém, resplandece de modo todo particular no sacramento da Penitência e Reconciliação”. “A misericórdia do Pai não pode se fechar em atitudes intimistas e autoconsoladoras, porque ela se demonstra potente em renovar as pessoas e torná-las capazes de oferecer aos outros a experiência viva do próprio dom”.

Confira também: