O jornal do Vaticano, L’Osservatore Romano (LOR), divulgou o lema da viagem do Papa Francisco à Geórgia, que acontece entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro deste ano, durante a qual também passará no Azerbaijão.

“Pax vobis” é o lema desta visita apostólica do Santo Padre. Estas palavras em latim significam “A paz esteja convosco” e foram extraídas do capítulo 20 do Evangelho de São João. No logo da viagem este lema está escrito em georgiano e na língua latina.

O jornal LOR indica que “a escolha do tema da paz quer destacar a coincidência da viagem com o Ano da Misericórdia e representa um chamado à pacificação do mundo e da região do Cáucaso em particular”.

Na logo da viagem à Geórgia foi colocada uma cruz estilizada, cuja forma recorda a tradicional cruz da Santa Nino, conhecida também como Cristiana, Nouné ou Nina, que foi a maior evangelizadora do país.

As cores amarelo e vermelho recordam as cores das bandeiras do Vaticano e da Geórgia.

O próprio Pontífice, ao anunciar sua visita a estes países durante a audiência jubilar no dia 30 de junho, indicou os objetivos da sua viagem: “Por um lado, é valorizar as antigas raízes cristãs presentes naquelas terras – sempre em espírito de diálogo com outras religiões e culturas – e, por outro lado, encorajar esperanças e sentimentos de paz”.

Confira também: