No dia 15 de agosto, Festa da Assunção da Virgem Maria, alguns desconhecidos ingressaram na Paróquia Nossa Senhora das Mercedes, na província de Santa Fé (Argentina), onde profanaram e roubaram um sacrário de bronze que continha hóstias consagradas.

Além disso, roubaram um cálice e quatro colunas de mármore de 40 centímetros de altura.

“A profanação aconteceu na segunda-feira passada, dia da Assunção da Virgem Maria, entre às 10h e às 15h. Eu estava celebrando a festa da padroeira em outro povoado”, relatou ao Grupo ACI o administrador paroquial, Pe. Adalberto Lovato.

“Às 10h, o sacristão foi embora da Paróquia e deixou a porta aberta como sempre para que as pessoas pudessem entrar e rezar. Quando o grupo de oração das mulheres chegou ao local às 15h, encontraram isto. Em seguida, avisamos ao Bispo, denunciamos e estamos esperando ver o que acontece”, explicou o sacerdote.

Pe. Lovato assinalou: “Não sabemos as intenções dos responsáveis, mas ante estes acontecimentos temos duas suspeitas: ou roubaram o sacrário para poder vendê-lo ou para poder fazer algum culto satânico com as hóstias consagradas”.

Na quarta-feira, 17 de agosto, foi realizado o ato de desagravo no templo profanado, fizeram uma hora de Adoração Eucarística e depois uma Missa presidida pelo Arcebispo de Santa Fé, Dom José Maria Arancedo.

“A presença de fiéis foi numerosa”, comentou o sacerdote e disse que viu “muito amor a Jesus Eucaristia”.

“Isto nos chama a aumentar nosso amor a Jesus Eucarístico, a fortalecer o coração junto a Ele, a fortalecer nossa fé no Senhor, porque são tempos de perseguição à igreja e, como os primeiros cristãos, devemos estar fortalecidos e animados a caminhar com firmeza no caminho da fé”, refletiu o presbítero.

Atos como este “nos convidam a fortalecer nossa fé e nos chama a trabalhar pela segurança e pelo respeito do que é pessoal e também comunitário”, concluiu.

Confira também: