O Cardeal Cláudio Hummes, enviado do Papa Francisco para o XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN) que acontece em Belém (PA), manifestou quais são as expectativas do Pontífice em relação a este evento: a evangelização missionária.

O Arcebispo Emérito de São Paulo e Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia foi nomeado pelo Santo Padre como seu enviado especial para o CEN e presidiu a Missa de abertura na noite de segunda-feira, 15, no Estádio do Mangueirão.

“O Papa manda uma grande bênção, um abraço. Ele sempre lembra com muito carinho os missionários que labutam nesta região, mas também os antigos missionários que em situações mais difíceis evangelizaram a população, especialmente os indígenas”, declarou o Purpurado, conforme o site da Canção Nova.

Dom Hummes ainda pediu que o Congresso seja um vigoroso impulso para uma evangelização missionária e garantiu que “este é o fruto que o Papa espera”.

Cerca de 35 mil pessoas participaram da Celebração Eucarística, que contou com a presença de Cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos e leigos de todo o país.

O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Anielo, também esteve presente e leu a carta que o Papa Francisco escreveu para Dom Cláudio Hummes, na qual o Pontífice enfatiza o mandato de Jesus: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado, será salvo”.

Na carta, Francisco ressalta a importância de colocar este mandamento em prática nos dias de hoje, a fim de promover uma nova evangelização do mundo.

Eucaristia, ápice da evangelização

Em sua homilia na Missa de abertura do CEN, o Cardeal Hummes ressaltou que a Eucaristia é a “fonte de toda a evangelização” e o “centro da Igreja”.

“A Eucaristia é o ápice da evangelização porque toda missão e atividade da Igreja deve conduzir à Eucaristia. Ela também é fonte de toda evangelização porque desta mesa nos levantamos e partimos para a missão”, enfatizou.

Neste ano, o CEN traz como tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e lema “Eles o reconheceram no partir do Pão”.

Para o Purpurado, indicou a Canção Nova, ter a Eucaristia como fonte de evangelização “nos faz entender logo o que esse Congresso pode e quer significar para a missão na Amazônia”.

“Aqui – explicou – também a Eucaristia constrói a Igreja e a envia de novo em missão. Daí a importância da Igreja no Brasil ter escolhido a Amazônia como sede deste Congresso. Demonstra que a Amazônia é o nosso maior desafio missionário”.

O enviado do Papa afirmou ter visto “fome aqui na Amazônia”. Por isso, recordou que Jesus disse aos discípulos “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

“Todos conhecemos o significado amplo dessa palavra de Jesus: a partilha do pão material e espiritual. Assim como os discípulos reconheceram Jesus ao partir do pão, também os povos da Amazônia reconhecerão Jesus se repartirmos com eles o pão material e o espiritual”, completou.

O XVII Congresso Eucarístico Nacional acontece até o próximo domingo, 21, e comemora também os 400 anos de fundação da cidade de Belém e de evangelização da Amazônia. É a segunda vez que a Arquidiocese de Belém acolhe este evento.

“Sintamo-nos, portanto, acolhidos pela Arquidiocese de Belém e por todos os bispos da Amazônia missionária. Aqui o Congresso foi preparado com grande zelo”, disse o Cardeal Hummes.

Confira também:

Mais em